Loading...
ArtigosCulturaSociedade

SEIKO Holdings Corporation

A Seiko Holdings Corporation ou Seiko Hōrudingusu Kabushiki-gaisha (セイコー ホールディングス 株式会社), mundialmente conhecida apenas por Seiko, consiste numa conceituada empresa japonesa dedicada à electrónica, respetivamente à produção de relógios.

Foi fundada a 20 de Janeiro de 1881, por Kintarō Hattori, quando este decidiu abrir uma joalharia em Ginza, Tóquio. Em 1892, passados onze anos da sua fundação, dava-se início à produção de relógios, primeiramente com o nome de Seikosha.

No entanto, a empresa acabaria posteriormente, já no ano de 1924 por mudar a sua designação para Seiko, um nome de mais fácil memorização e que se encaixava melhor no mercado do marketing e da publicidade, até mesmo para efeitos de slogan e de propaganda ao nível da venda de relógios.

Pouco a pouco a marca foi crescendo e inovando os seus projetos, até que em 1927, decide produzir um relógio com menor tamanho dedicado às mulheres japonesas. Anos depois, a marca vendia mais de dois milhões de relógios. No ano de 1940, a marca decidiu produzir “Super”, o primeiro relógio de pulso com segundos e no ano seguinte surgia o primeiro cronógrafo de bolso.

Na década de 50, a Seiko constrói o primeiro relógio automático japonês e é também por esta altura que começa a participar nas competições de relojoaria mundial ao lado dos famosos relógios suíços, passando a ser reconhecida em todo o mundo como sinónimo de qualidade e de tecnologia.

Em 1964, a Seiko fornece os cronómetros oficiais dos Jogos Olímpicos em Tóquio (os primeiros a realizarem-se na Ásia). Desde então, várias olimpíadas e campeonatos mundiais de futebol foram patrocinados e cronometrados pela empresa.

Um ano mais tarde, a marca apresentava o seu primeiro modelo de mergulho “Diver”, modelo 6217, decorado na parte de trás com uma imagem de um golfinho. Actualmente, os modelos de mergulho da Seiko mudaram o desenho para uma imagem estilizada de uma onda em homenagem ao grande ilustrador japonês Katsushika Hokusai, autor do famoso quadro “The Great Wave of Kanagawa”.

Em 1969, a marca Seiko lançava o modelo “Seiko Astron”, que seria uma verdadeira revolução tecnológica no que toca à relojoaria, já que tinha sido dado o primeiro passo no fabrico de relógios de quartzo, algo completamente diferente do que existia até então em mercado.

A nível de preços, como era óbvio, nem todos podiam sonhar em ter uma peça desta marca, pelo menos não nesta época, já que um exemplar do modelo “Seiko Astron”, correspondia à aquisição de um automóvel de gama média.

É nos anos 70 que a empresa americana Hamilton lança o primeiro relógio digital, sob a marca Pulsar, uma marca que mais tarde seria adquirida pela Seiko. Uma nova era emergia no mundo da relojoaria, por esse motivo, a marca começou a investir e a aperfeiçoar cada vez mais este acessório, tão indespensável ao Homem. Em 1973 apresentava o seu primeiro relógio digital, dois anos mais tarde incorporava um cronógrafo e nos anos 80, já apresentava modelos falantes, com calculadora, gravador de voz ou até televisão.

A Seiko consiste assim, numa das maiores e mais antigas empresas presente em solo japonês, contando já com 137 anos de existência. A sua sede está localizada em Minato, Tóquio, Japão e incorpora um total de 6699 funcionários. Comercializa para vários países, entre eles, Brasil, Estados Unidos da América e Alemanha, tendo um lucro de bilhões, produzindo sem dúvida artigos de extrema qualidade e precisão.

Escrito por: Mia Mattos

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.