Loading...
CulturaNotíciasSociedade

Uma Nova Era, Um Novo Imperador

No Japão, o Imperador nunca é tratado pelo seu respetivo nome, mas antes por “Sua Majestade o Imperador (天皇陛下, tennō heika)”. Na escrita, o Imperador é referido de maneira formal, por “O Reinante Imperador (今上天皇, kinjō tennō)”, e é considerado como um símbolo de unificação.

O Imperador Akihito por razões de idade e de saúde, com receio de ficar incapacitado em cumprir os seus deveres e obrigações enquanto governante, desde 2016 que já vinha expressando o seu desejo em abdicar do trono, pelo que, no ano de 2017, o governo nipónico aprovou um decreto-lei que permitia desta forma ao então Imperador, a sua retirada da esfera e poder político depois de 30 anos de governação, funções essas que passariam a ser delegadas no seu herdeiro.

Assim, a Era que o Japão viveu até ao dia de hoje e que começou precisamente a 8 de Janeiro de 1989, com a designação de Heisei (平成), uma era de paz iniciada com o reinado do Imperador Akihito (明仁) terminaria a 30 de Abril de 2019.

O dia 30 de Abril de 2019 marca o fim de um ciclo no país do Sol Nascente, com a abdicação do Imperador Akihito em favor do seu filho primogénito, o princípe Naruhito, começando a 1 de Maio de 2019, uma nova etapa governativa, com a ascensão do 126º Imperador do Japão, ao Trono de Crisântemo, e o surgimento de uma nova era, Reiwa (令和).

Filho do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko (a primeira plebeia a casar-se com um membro da família imperial), o príncipe Naruhito (徳仁皇太子殿下 Naruhito Kōtaishi Denka) nasceu em Tóquio, a 23 de Fevereiro de 1960, sendo o filho mais velho de três irmãos, seguindo-lhe Fumihito (Príncipe Akishino) e a Princesa Sayako Kuroda.

O príncipe Naruhito é formado em História pela Universidade de Gakushuin desde 1982, com especialização em História Medieval Japonesa. De 1983 a 1985 aproveitou a oportunidade para estudar no estrangeiro, alargando os seus horizontes, especificamente em Merton College, na Universidade de Oxford, Reino Unido.

No ano de 1988 completou o Doutoramento na área de Humanidades, em Gakushuin, e em Abril de 1992, torna-se assim investigador convidado dos arquivos da Universidade. A partir de 2003 passaria a conceder palestras e conferências a alunos universitários.

É casado com a plebeia Masako Owada (Anteriormente Diplomata do Ministério das Relações Exteriores do Japão) desde 9 de Junho de 1993, através de uma cerimónia imperial de caris xintoísta, realizada em Tóquio, e para qual foram convidados todos os soberanos europeus e chefes de estado do continente asiático, passando desde então a residir no Palácio Tōgū (東宮).

O príncipe Naruhito, atual Imperador e Masako Owada, intitulada “Sua Alteza Imperial a Princesa Herdeira do Japão”, atual Imperatriz, tiveram um único descendente, a Princesa Aiko, também conhecida como “Princesa Toshi”, nascida a 1 de Dezembro de 2001, que coloca sérios problemas ao nível da sucessão ao trono, tendo em conta que só os filhos do sexo masculino (filho varão) é que podem perpetuar o nome da família real.

A data da coroação está prevista para 22 de Outubro de 2019. Esperemos que o novo Imperador do Japão prossiga a linha construída até então, e que a Nova Era Reiwa seja igualmente um tempo próspero, de paz, e abundância para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.