Golden Boy apanhou de surpresa o publico português vai dois anos. Ligeiramente erótico, mas simultaneamente inteligente e divertido, tornou-se rapidamente um preferido do público português. Em boa hora a Dynamic PT nos oferece a edição completa desta obra que merece lugar em qualquer apreciador do género.
A partir da manga original de Tatsuya Egawa, esta série consiste em 6 OAV’s de 30 minutos, já disponíveis no mercado português em 2 DVD’s a baixo preço. Como as edições anteriores, a caixa exterior é semi-opaca com um anel que nos obriga a algum esforço para remover o DVD. A impressão da capa é ligeiramente melhor que tentativas como Cowboy Bebop, mas continua a não ser reversível. Em resumo, um produto como é comum desta companhia, a pensar no custo mais baixo possível.
Ao colocar o DVD, há perto de 1 minuto de “logos” que não se podem evitar, incluindo o da Dynamic que considero ser mesmo longo. Em seguida, entramos num menu onde podemos escolher os 3 primeiros episódios, o áudio e os extras (já lá vamos). Não sendo complexo, a navegação entre menus é agradável e rápida, como seria de esperar. Os episódios no entanto, revelam algumas surpresas inesperadas. Ora bem, embora os episódios estejam em geral em boa qualidade, com som estéreo agradável e sem falhas, o vídeo as vezes parece-me ter artefactos, o que me deixou desapontado.
Os três episódios disponíveis no 1º DVD são indicativos de toda a série: O jovem Kintaro Oe de 25 anos, faz biscates de terra em terra, montado na sua fiel bicicleta de montanha. O que as restantes personagens da série não sabem, é que Kintaro, o melhor aluno do curso da Universidade de Direito de Tokyo que desistiu um dia antes da graduação, tem uma capacidade de aprendizagem inigualável, capaz de assimilar conceitos complicadíssimos em poucos dias (razão pela qual carrega sempre consigo um pequeno bloco de notas).
Simultaneamente, Kintaro tem uma perdição pelo sexo oposto, e uma tendência aparente em deixar-se levar por impulsos menos intelectuais. São inigualáveis as expressões do herói quando é apanhado a fazer as coisas mais insólitas, e coisas tão simples como uma rapariga o agarrar pela mão tomam imediatamente contornos insuspeitos para o comum dos mortais.
Como nota final, os “extras” deste DVD revelam-se não passarem de mais do que meia dúzia de clips dos produtos da Dynamic Europa, e são quanto muito dignos de uma espreitadela aborrecida. Ou seja, uma nulidade de uma série que podia ter alguns extras interessantes, houvesse espaço no DVD.
Aparte os problemas menores do vídeo e os parcos extras disponíveis, Golden Boy é um leva toda a minha recomendação, pois a oportunidade de ver e rever a série em si vale pela despesa.
Autor:Nuno Sarmento
