Voltamos este ano a fazer uma lista de discos que foram lançados por netlabels, ou seja, discos editados por várias editoras de música japonesas e de outras partes do mundo que distribuem música em formato digital e download gratuito) de artistas e bandas japonesas.

01. 芳川ヨシノ – Timeless Echoes (Maltine Records)
Primeiro lançamento de Yoshino Yoshikawa em 12 anos pela Maltine, apresenta rearranjos de temas antigos. A estética pop mantem-se e as texturas sonoras etéreas mostram-nos um novo lado do artista.
[DOWNLOAD]
02. Hiroko Komiya and Chris H. Lynn – Movements echo in other days (plustimbre)
Um disco a quatro mãos (Hiroko Komiya e Chris H. Lynn) com registos de campo e instrumentos gravados em dezembro (2024) e Janeiro (2025). Um bonito disco ambiental e perfeito para os dias de chuva.
[DOWNLOAD]
03. Tiger A. – structure out (MiMi Records)
uma verdadeira obra de arte, onde a improvisação ao piano e a mistura de sonoridades ambientais andam de mãos dadas, criando uma experiência auditiva única. Recomendado!
[DOWNLOAD]

04. Yuki Matsumura – Simplicity (element prespective)
Uma edição de apenas um tema, mas que nos mostra a versatilidade e simplicidade de viajar pelas diferentes rotas da música electrónica do ambient ao noise com pitadas de clicks’n’cuts.
[DOWNLOAD]
05. Reiko Nonoyama – Solo 3 (MiMi Records)
Um disco que oferece uma experiência auditiva única, combinando elementos de improvisação e arte sonora, e destaca-se como uma expressão autêntica da criatividade de Nonoyama.
[DOWNLOAD]
06. Koichiro Okada – Aqua (Pertin-nce)
Este disco tem tudo: techno puro, house e música eletrónica. Cru, envolvente, melancólico, divertido, virado para a pista de dança. Foi o disco que fez com que Okada também entrasse para o catálogo da MiMi Records.
[DOWNLOAD]

07. KAIRUI – 星の私 (Maltine Records)
Mais um disco que podia ser uma banda sonora de um anime. Pop fresca cheia de electrónica e vozes kawaii. Recomenda-se que sigam o link para verem a forma como os temas são apresentados.
[DOWNLOAD]
08. DJ消しゴムはんこ – LO-FI ELEGY (New Masterpiece)
Batidas densas, ligeiramente inquietantes, mas de alguma forma amigáveis são os cartoões de visita para este disco do DJ Eraser Stamp. Um disco quase instrumental mas que encontramos
[DOWNLOAD]
09. みずおかはな – きこえる (KAOMOZI)
Mais um disco de estilo vocaloid que tanto encanta os japoneses e todos aqueles que gostam da cultura otaku. Em Kikoeru, de Mizuoka Hana temos electrónica, house e pop sempre bem acompanhada por vozes kawaii.
[DOWNLOAD]

10. babababa ft. Adachi Rei – Ningen Wa. (To Be Human.) (New Masterpiece)
O primeiro lançamento de babababa pela New Masterpiece é um techno pós-apocalíptico, cantado por um robot que desperta após a aniquilação total da humanidade numa guerra. Dois temas Influenciados pelo house de Chicago, que vão de certeza fazer os fás deste estilo recuar no tempo e bater o pé!!!
[DOWNLOAD]
A edição bónus fica a cargo de DJ SCOTCH EGG – SCOTCH SAMBAL (YesNoWave) , um disco energético e caleidoscópico, Scotch Sambal funde gabber e eletrónica com ritmos tropicais e influências indonésias, criando uma mistura vibrante, imprevisível e culturalmente rica, cheia de experimentalismo arrebatador. Só para fãs!!!
[DOWNLOAD]
Estes são os discos que destacamos do ano que agora terminou, mas também estamos abertos às vossas sugestões. Se gostam de seguir o mundo das netlabels visitem e ouçam os discos da MiMi Records ou das outras editoras que mencionámos neste “best of” de 2025.
Bom 2026 e boas audições!!!
Escrito por: Fernando Ferreira
