Loading...
AnimeArtigos

Azuki-chan

Azusa Noyama é uma estudante do 5ª ano de cabelo comprido pelos ombros e todos a tratam por “Azuki-chan” que traduzido literalmente quer dizer “Feijão Vermelho”. A origem deste nome apareceu num dia em que lhe trocaram o nome de Azusa por Azuki, isto porque o seu nome é composto por 2 Kanji e o último “SA” é semelhante ao “KI”, daí a leitura errada. O sufixo “-chan” é um termo muito utilizado pelas raparigas.

1

Inicialmente Azuki não gostava muito da sua alcunha, mas algo de bastante importante fez a mudar de opinião. Chega à sua sala de aula um novo aluno de nome Ogasawara Yunosuke (Mike Springfield na versão portuguesa) vindo de uma outra escola; no mesmo dia o seu amigo Ken (Ken na versão portuguesa) chama em voz alta o nome da alcunha de Azusa e por mera casualidade Mike ouve e memoriza a dita alcunha. Esta situação faz com que Azusa fique incrivelmente feliz e enamora-se dele, ficando com muitos ciúmes quando o vê a falar com outras raparigas.< Com um enredo não tão dramático como Marmelade Boy, esta série de 117 episódios tem bastantes situações divertidas e bem planeadas. Para ajudar a estas situações e não bastando as vivências normais e banais destes dois personagens principais (Azuki e Yunosuke), para ficarem um par de namorados junta-se ainda vários personagens secundários, que quase tem tanto destaque como os principais. 2

Azuki
Ela é timida e solitária e o seu amor é Yunosuke (Mike). As suas amigas são Kaoru, Jidama e Tomo. Daisu é o seu irmão. É bastante sonhadora e acredita que Yoko irá deixar Yunosuke.

Yunosuke (Mike)
Gosta da Azuki e tem uma cadela que se chama Yuri que a leva a pessear quando sai com Azuki. Seu pai vive em Nova York. Os seus melhores amigos são Ken e Makoto.

Kaoro
Ela é a melhor amiga de Azuki. A sua mãe é dona de um cabeleireiro e o seu pai está sempre em viagem por isso nunca o viu. Ela gosta do Ken e é uma menina muito sensível.

Tomo
É a delegada da turma. Ela gosta muito do Makoto. É muito inteligente. Seus pais são muito reservados e o seu pai trabalha num Zoo como veterinário.

Ken
Ajuda o seu pai no restaurante. Ele gosta da Azuki, mas ele sabe que ela só gosta do Yunosuke. Os seus amigos são Makoto, Yunosuke e Daisu, o irmão de Azuki, que treina com ele baseball. Sabe o que Kaoru sente por ele, e ás vezes parece que gosta de Kaoru.

Makoto
É o rapaz mais tonto da turma. Ás vezes parece gostar de Tomo. Os seus amigos são Ken e Yunosuke. Seus pais vivem separados, a mãe trabalha num hotel. Ele gosta da senhora Okamoto.

Daisu
É o irmão de Azuki. Muito alegre e despreocupado, está sempre de acordo com o que os seus pais propõem, ao contrário de Azuki. Gosta de espiar a sua irmã em casa. Treina baseball com Ken e gosta da Yoko e parece que a sua noiva é Setsu.

Setsu
É a namorada de Daisu e estão na mesma classe. É bastante atrevida e não pára de tentar aproximar-se de Yunosuke. Tem um irmão mais novo.

Jidama
Tem um caracter muito especial e forte… nunca gosta de nada. Fala muito sobre a sua avó. A sua mãe é enfermeira e tem um coelho que se chama Champú. Não gosta da Yoko.

Apesar de ter um grafismo bastante simples, a animação está/foi bastante estudada. Sendo o normal para estes filmes de animação os 25 fotogramas por segundo, algumas cenas em Azuki chegam aos 30 fotogramas. Esta “situação” não é de admirar se soubermos que é a MadHouse Production, estúdios esses que já nos habituaram a uma qualidade indiscutível, para isso basta vermos o seu portfólio (Perfect Blue, Ninja Scroll, Vampire Hunter D entre outros).

3

Outro aspecto, que não foi descurado foi o do vestuário dos personagens que é bastante variado, chegando por vezes a mudar 2 e 3 vezes por episódio.

Inicialmente Azuki foi transmitida no canal NHK entre os anos de 1995 a 1998, mas rapidamente o seu sucesso foi transportado para outros países (China, Taiwan, Espanha). Só há poucos anos, mais precisamente em 2001 é que Azuki-Chan chegou aos ecrãns da televisão portuguesa estando actualmente a ser transmitido pela segunda vez.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook