Loading...
ArtigosManga

As 5 maiores séries de mangá

Cada vez mais somos “bombardeados” por imensos títulos mangá quer sejam eles lançados por esse mundo fora quer em Portugal. E mais espantados ficamos quando ouvimos falar que por exemplo as séries JoJo Bizarre Adventure e One Piece são enormes…

O mercado editorial no Japão é tão vasto que existem outros títulos de mangá que ultrapassam ou chegam mesmo a dobrar o número de volumes das séries que citamos anteriormente. Por isso decidimos satisfazer a vossa curiosidade e mostramos quais as cinco maiores séries de mangá publicadas até à data no Japão. A maioria destas séries começaram a ser publicadas nos idos anos 70 e 80, a chamada época de ouro da banda desenhada japonesa.
Deixamos então por ordem crescente o top 5 das maiores séries publicadas no país do Sol Nascente:

Cooking Papa (クッキングパパ)


Começou a ser lançado em 1984 na revista Morning e é o terceiro seinen mais longo do Japão. A história relata o dia a dia de Kazumi Araiwa, um “salaryman” que tem o dom de cozinhar bem, mas tem vergonha de suas habilidades gastronómicas. Um dado curioso neste mangá é que no final de cada história, a série disponibiliza as receitas que apareceram naquele volume.
Até ao momento foram lançados 148 volumes e continua em publicação.


Minami no Teiou (ミナミの帝王)


Em 1992 a revista Weekly Manga Goraku começava a publicar Minami no Teiou e é o segundo seinen mais longo. O mangá da autoria da dupla Dai Tennoji e Rikiya Go conta a história de Ginjirou Manda, um agiota que trabalha na empresa Minami e que é conhecido como o Imperador de Minami. No entanto, existem outras pessoas que o apelidam de Demónio de Minami devido às suas tácticas empresariais cruéis e implacáveis.
Até ao momento foram lançados 151 volumes e continua em publicação.


Golgo 13 (ゴルゴ13)


É o mangá seinen (estilo de banda desenhada dirigida a um público mais adulto) mais vendido e mais longo da história da banda desenhada japonesa. Começou a ser publicado em 1968 na revista Big Comic e ainda está em publicação. Em 1976, o mangá ganhou o 21º Shogakukan Manga Award.
Desenhado por Takao Saito, Golgo 13 tem como protagonista Duke Togo, um assassino contratado e que usa como nome de código Gólgota, a colina onde Jesus foi crucificado.
O mangá tem mais de 300 milhões de cópias vendidas, no entanto perde para o verdadeiro “case study” One Piece.
Foram lançados 191 volumes e ainda continua a sua publicação.


Kochira (こちら葛飾区亀有公園前派出所)


O mangá de Kochira Katsushika-ku Kameari Kouen-mae Hashutsujo (こちら葛飾区亀有公園前派出所) está em segundo lugar na tabela das obras mais longa do Japão. Começou a ser lançada em 1976 na Weekly Shounen Jump, a mesma revista onde podemos encontrar One Piece.
Osamu Akimoto já tem mais de 2000 capítulos publicados. Este mangá tem a sua acção numa esquadra de polícia e mostra-nos como é o dia a dia dos agentes da autoridade, em especial do polícia Kankichi Ryotsu que passa o tempo a causar acidentes e confusões. A série animada foi transmitida em Portugal.
Foram lançados 200 volumes e já terminou a sua publicação.


Dokaben (ドカベン)


Foi uma série muito famosa na época, podendo mesmo comparar ao sucesso do mangá Slam Dunk, alcançando o número expressivo de 1 milhão de cópias por volume. Apesar de ser uma série da autoria de Shinji Mizushima, Dokaben é na verdade uma colecção composta por várias séries: Dokaben (48 volumes), Daikoushien (26 volumes), Dokaben – Pro Yakyuu Hen (52 volumes), Dokaben – Superstars Hen (45 volumes) e Dokaben – Dream Tournament Hen.
A história é centrada numa equipa de basebol da escola Meikun e nos seus jogadores, em especial Taro Yamada, Iwaki, Tonoma e Satonaka. Hoje em dia Dokaben ainda é considerada uma das maiores séries do mundo do desporto.
Foram lançados 205 volumes e já terminou a sua publicação.

De certeza que ficaram espantados com os mangás que estão a liderar o top, e também com a temática de alguns deles tendo em vista a altura em que foram lançados. E já agora, alguém conhece estes mangás ou já leram alguns deles?

Escrito por: Fernando Ferreira

2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook