Loading...
AnimeArtigos

Eden

Os mais atentos ao universo anime de certeza que repararam que a cada dia que passa o canal de streaming Netflix está a converter-se numa enorme casa de animação. A plataforma aposta cada vez mais em títulos de animação que supostamente não teriam o sucesso garantido numa distribuição normal, e assim o seu catálogo de títulos vai aumentando quer sejam eles animes originais ou licenciados.

Um desses animes originais é Eden, uma série de anime distópico que estreou no canal e tem a mão de Yasuhiro Irie, o realizador de Fullmetal Alchemist: Brotherhood.

Eden transporta-nos para um mundo pós-apocalíptico, um mundo habitado apenas por robôs. Um dia dois desses robôs descobrem acidentalmente uma cápsula criogénica e acordam uma jovem, Sara, que estava a dormir. Apesar dos robôs terem sido programados para pensar que os humanos são um mito proibido, ambos começam a criar Sara, mesmo sabendo dos riscos que correm e das consequências que poderão sofrer se forem apanhados.

Estamos aqui perante uma história terna e optimista que aborda a existência e o papel dos seres humanos no planeta. As suas personagens geram facilmente empatia. Na verdade, os robôs não precisam de alma para criar laços com os outros. Aliás, é quando a protagonista interage com seus pais adotivos, que acontecem os momentos mais emocionantes e divertidos do anime.

Este optimismo está muito presente no estilo do próprio anime, com cores vivas e bonitos “backgrounds”. Temos uma predominância da cor verde, bastante brilho e, claro, esse ambiente dá logo uma vontade de conhecer este paraíso. Outro ponto a favor deste anime é o acabamento visual que foi produzido usando a animação CGI, mesmo tendo em conta que a grande maioria das personagens são robôs.

No entanto, embora a animação seja realizada em CGI, esta imita muito bem a animação 2D tradicional e que pode enganar os espectadores mais desatentos. Usando esta técnica a animação das personagens humanos não é tão fluida quanto se poderia desejar, mas ainda assim funciona perfeitamente.

Esta pequena série de apenas quatro episódios é realizada por Yasuhiro Irie (‘Fullmetal Alchemist’) e criada por Justin Leach (‘Ghost in the Shell 2’). A série esteve para estrear nos finais de 2020, mas devido à situação que se vivia na altura em todo o mundo (COVID-19), Eden teve que estrear uns meses mais tarde. Também recebeu uma versão manga desenhada pelo artista Tsuyoshi Isomoto, e na altura foi igualmente anunciado que esta história teria potencial para continuar em mais temporadas.

Para terminar, podemos dizer que Eden é um anime que se destaca dentro do género pelo seu optimismo e pela esperança na humanidade e no mundo em que nos situa. Embora às vezes a história seja um pouco previsível e faltem mais informações sobre o passado das personagens e daquele mundo, é uma história cativante com personagens pelos quais é fácil apaixonar-se. Além disso este anime está à distância de um clique e são apenas 4 episódios com a duração de 25 minutos cada.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.