Loading...
AnimeArtigos

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Este anime passou de certeza ao lado de muita gente, isto porque se bem nos lembramos na altura em que ele saiu ninguém falou dele. E é uma pena porque esta série tem histórias verdadeiramente inesquecíveis.

Mas passemos à história de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu (昭和元禄落語心中). A série de 13 episódios centra-se na vida de três homens. Para Yotarou, a arte Rakugo (forma de entretenimento japonês baseado em monólogos humorísticos, uma espécie de stand-up) é uma oportunidade para construir uma nova vida após ter saído da prisão. Para Yakumo, é uma luta ao longo da vida. Para o Sukeroku, representar é tão natural quanto respirar. Apesar das diferenças marcantes entre estes três homens, a sua paixão pela arte de contar histórias japonesa une-os fortemente e faz com que as suas vidas se cruzem, incluindo uma mulher que mudará tudo.

A história apresenta-nos a arte do Rakugo e ao mesmo tempo foca-se na vida de Yotaro, um jovem que acaba de sair da prisão e quer reconstruir a sua vida aprendendo esta arte, por isso procura ser discípulo de Yakumo, um grande entre os rakugokas. Logo no inicio da série ficamos apaixonados, porque Yotaro é uma personagem super carismática e rouba o coração de qualquer um, mas na realidade a série fica ainda mais interessante quando o seu professor resolve desenterrar o passado e contar-lhe a sua maior ferida: a promessa ele ficou sem conhecer seu amigo Sukeroku, outro rakugoka famoso.

Esta viagem no tempo dura basicamente toda a série e graças a ele podemos entender e conhecer plenamente Yakumo, o velho que à primeira vista parece ser bastante insensível e vaidoso. As outras personagens que vão aparecendo ao longo da série também são cativantes e profundos e dão todos vida ao Rakugo, cada uma com a sua personalidade fazendo com que o espectador tenha preferência por uma ou outra personagem. A grande humanidade que os caracteriza é responsável por gerar no espectador vários sentimentos e emoções.

Sobre a parte gráfica da animação, a série foi produzida pelo estúdio Deen (Pretty Guardian Sailor Moon Eternal The Movie com a Toei e The Seven Deadly Sins: Cursed by Light) que é logo sinal de qualidade. O design de personagens é incrível em especial o desenho das expressões corporais que são muitíssimo bem trabalhadas. Os cenários são perfeitos e combinam perfeitamente neste tipo de história e animação. Outro aspecto importante desta série são os seiyuu (actores que dão vozes ás personagens) que conseguem dar diferentes nuances às personagens que representam.

Este anime é baseado no mangá da autoria de Haruko Kumota e teve direito primeiramente a dois OVA que foram agrupadas com edições especiais do sétimo e oitavo volumes do mangá. O anime para televisão foi transmitido no Japão entre Janeiro e Abril de 2016. No ano seguinte teve direito a uma segunda temporada. Também teve direito a uma série live-action em 2018.

Resumindo, Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é um anime com uma história madura, melancólica e lenta também, mas muito humana. Por isso, se não conhecem esta série recomendamos mesmo que vejam se estiverem neste “mood” de um bom drama adulto.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.