Loading...
AnimeArtigos

X-Bomber

Lembro-me muito bem quando o Dragon Ball começou a ser transmitido em Portugal que o pessoal andava completamente apanhado com a série. Conta-se que o pessoal não ia às aulas para ver os episódios. Uns anitos antes, estávamos nós nos inícios dos anos 80 e este cenário também tinha acontecido quando X Bomber (Xボンバー, Ekkusu Bonbā), ou “Bombardeiro X”, como era chamado em Portugal começou a ser transmitido na televisão nacional.

Quando o episódio começava deixávamos as brincadeiras na rua e íamos todos para casa!!! Como não eram desenhos animados mas sim bonecos verdadeiros (marionetas), tudo aquilo para nós era um mundo novo e mais importante do que isso, tudo aquilo para nós parecia mesmo a sério.

A história acontece num futuro longínquo próximo do ano 3000 onde uma 3ª guerra mundial (e universal) havia destruído tudo. Para contrariar estes acontecimentos havia uma resistência humana que ia combatendo as forças maléficas. Mas houve alturas em que os humanos tiveram que se esconder debaixo do solo… mas escondido estava a nave especial “Bombardeiro X “, com a sua jovem tripulação que tinha como missão descobrir o segredo do F-01 e converter esse poder contra a Aliança Imperial antes que tudo ficasse totalmente destruído.

X Bomber foi uma de série de TV feita com marionetas criada pelo grande mangaka Go Nagai (Devilman, Cutie Honey, Mazinger Z entre outros) e produzida pelos estúdios Cosmo Productions e Jin Productions. Foi transmitida pela primeira vez na televisão japonesa entre 4 de Outubro de 1980 e 28 de Março de 1981, com um total de 25 episódios.

Os temas de abertura e de encerramentos (“Soldier in the Space” e “The Drifting Galaxy, respectivamente) foram composta pela banda de hardrock japonesa Bow Wow, enquanto que Kazutaka Tazaki (da Bach Revolution) e Nakayuki Sakuraba (Adbalon) fizerem o resto da música para a série. Como nota de curiosidade, o tema da versão inglesa foi composta por Paul Bliss e tocada por dois grandes guitarristas: Brian May (Queen) e Eddie (Van Halen) e lançado sob o nome de “Star Fleet Project”.

Foram criadas duas versões em formato manga. A primeira foi desenhada por Naoki Kamohara e publicada na revista Monthly Shonen Jump da empresa Shueisha entre Junho e Agosto de 1980 e o outro mangá aparece na revista TV-Kun da Shogakukan entre Novembro de 1980 e Abril de 1981 desenhado pelo “desconhecido” Makoto Ono.

A série Bombardeiro X foi uma resposta japonesa aos famosos Thunderbirds. As naves espaciais construídas para a série eram peças incríveis de trabalho onde se destacam o especial Bombardeiro X e a nave da Aliança Imperial. A nave, a X-Bomber, era ainda mais fixe que a Enterprise (Star Trek) ou a da Galactica.

A série X Bomber quando apareceu fervilhava de criatividade Sci-fi… era uma mistura de Star Wars/Espaço 1999, mas mais excêntrica e com as melhores sequências de batalha e guerra que alguma vez tinham sido feitas em programas deste tipo.

Talvez por isso tenha ficado inesquecível para quem viu, pelo menos para mim ficou…

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.