Loading...
ArtigosLivros

O Rei Pequenino

Ao contrário das publicações de banda desenhada japonesa em Portugal, o universo dos livros infantis criados artistas japoneses cresce a bom ritmo e tem várias editoras que já lançaram alguns títulos. Um desses exemplos é o livro do autor japonês Taro Miura publicado pela The Poets and Dragons Society (http://www.poetsandragons.com/) intitulado O Rei Pequenino (ちいさなおうさま, leia-se Chiisana osama na versão original).

A história convida-nos a conhecer um pequeno Rei que vivia num distante país mas que se se sentia muito só. Apesar de ter um enorme castelo, um grande exército que o seguia para todo o lado, uma longa mesa cheia de comida, um grande cavalo para o levar para onde quisesse, uma fonte gigantesca para tomar banho e uma enorme e confortável cama, o castelo estava vazio, sobrava sempre comida e mais importante de tudo sentia-se sozinho e desconfortável. Mas um dia, o pequeno Rei que era uma pessoa cheia de amor para dar começa a sentir que as coisas podem mudar se alterar a sua perspectiva de ver as coisas e o mundo.

A mensagem que temos ou que retiramos desta pequena história é a viagem que fazemos com os entes queridos (família e amigos) que nos acompanham e que nos fazem sentir amados, pois com eles é muito mais fácil aproveitar a vida.

Apesar da sua simplicidade no texto este livro de Taro Miura tem diferentes níveis de conteúdo,ou pode ser “lido” de diferentes maneiras conforme quem o lê. Os mais pequenos “lêem” identificando as formas, cores e pictogramas, enquanto que os mais velhos conseguem captar e extrair a mensagem importante do amor e do relacionamento com os outros tornando-nos mais felizes e realizados. Miura combina as formas planas em blocos, recortes intrincados, fotografias e outros ícones com cores brilhantes, estabelecendo um estilo coeso e cativante.

Publicado em 2019 pela editora The Poets and Dragons Society (www.poetsandragons.com), o livro O Rei Pequenino é da autoria do escritor e ilustrador Taro Miura, que estudou na Universidade de Arte de Osaka tendo-se especializado na técnica da serigrafia. Esta técnica explica a forma de como ele compôs as imagens para este livro, com uma estética muito característica e atraente.

O livro recebeu o Prémio de Ficção na Feira do Livro Infantil de Bolonha, e desde esse prémio nunca mais parou de receber pelos vários certames de ilustração infantil por todo o mundo e em especial o Sankei Children’s Book Award, o mais antigo e prestigiado prémio literário do Japão.

Em suma, o livro O Rei Pequenino vale muito a pena, porque além de ser um excelente trabalho de ilustração é também um livro que quer os mais pequenos quer os graúdos ficarão encantados pela história. Por isso do que estão à espera para irem comprar o vosso ou ir lê-lo à biblioteca mais próxima.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.