Loading...
CinemaNotícias

Morreu Haruo Nakajima aos 88 anos

O actor Harou Nakajima que fez o papel de Gojira morreu aos 88 anos na passada segunda-feira vítima de pneumonia, disse um porta-voz dos estúdios Toho. Ao longo de 20 anos, Nakajima vestiu o fato emblemático e pesado do personagem para interpretar a criatura em dúzia de filmes no total, desde Godzilla original de 1954, até Godzilla vs Gigan em 1972.

Numa entrevista em Abril passado, o actor explicou o porquê do primeiro fato pesar cerca de 200 libras, e que foi criado a partir de cimento pronto, uma vez que a borracha estava em falta no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial. Também afirmou as primeiras versões dos fatos eram de respiração difícil por esse motivo tinham um tubo de oxigênio ligado.

Nakajima ainda fez mais tarde outros papeis como o de Mothra em 1961 e King Kong em King Kong Escapes de 1967, ao lado de muitos outros papéis Kaiju (nome dado ao estilo de cinema com monstros), como War of the Gargantuas e Frankenstein Conquers the World. Mais tarde começa a sua carreira em filmes de samurais e de guerra, estrelando, nomeadamente, no clássico Seven Samurai de Akira Kurosawa, no filme da Segunda Guerra Mundial de Ishirō Honda, Eagle of the Pacific, que mais tarde realizou o primeiro Godzilla e descobriu o quão energético estava Nakajima.

O seu legado, no entanto, continua. Godzilla continua a ser um personagem popular no Japão e nos seus remakes de Hollywood. A Toho reiniciou no ano passado a sua franquia com Shin Godzilla.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.