Loading...
ArtigosCultura

Hoteis capsula

Para contornar a falta de espaço e oferecer um lugar para descansar por poucas horas, os japoneses tiveram a ideia de criar um novo conceito de hotel, os famosos hotéis-cápsula. O pai da invenção foi o arquitecto Kisho Kurokawa que a 1 de Fevereiro de 1979, em busca de soluções para o crescimento da população urbana, projectou o primeiro hotel do género, o “Capsule Inn Osaka”.

Pela singela quantia de ¥ 3.800 ou aproximadamente 25 euros, qualquer viajante pode pernoitar num dos hotéis-cápsula depois de um dia exausto de trabalho ou bastante torto após uma farra, por conta de um “happy-hour” prolongado com amigos. Além de se escolher uma das cápsulas disponíveis, o hóspede ainda tem o direito a usar os chuveiros, lavatórios e sanitários, ou o “sento” (banheiras aquecidas e colectivas) e ainda utilizar os serviços do pequeno bar e restaurante, bem como a sala comum de TV.

O pagamento da diária é feito numa máquina que fornece o comprovativo que será entregue ao hóspede na portaria que indicará o número da cápsula e entregará o cartão codificado de um armário onde ficarão guardadas as roupas e pertences. No recinto do hotel, os hóspedes circulam por todas as dependências usando apenas o que lhes é dado: um
Yukata (quimono), chinelos e toalha.

A bagagem, em excesso ou que não couber nos armários individuais da cápsula, serão guardados nos cacifos da recepção. O “check-out” é as 9 horas da manhã seguinte, mas a partir das 7 horas, os alto-falantes do sistema interno de som, lembram aos hóspedes que está na hora de levantar e sair.

As cápsulas são montadas sobrepostas e tem uma pequena escada para acedermos ao andar de cima. Apesar de não muito espaçosas, todas dispõem de ar condicionado, TV, rádio/relógio/despertador e uma cortina que garante a relativa privacidade do hóspede.

Dentro da capsula, encontramos um painel de controle com vários botões e interruptores, permite o controlo das luzes, rádio, TV e despertador. Outro aspecto positivo dos hotéis cápsula é o alto nível de limpeza e higiene das instalações.

De todas as invenções japonesas, os hotéis capsula, seguramente que são uma das maiores que no ínicio podia parecer uma bizarrice, mas que depois veio a provar-se de grande utilidade.

Autor : Fernando Ferreira

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.