Loading...
ArtigosCultura

Mia e o Balão

Lembro-me, quando era muito mais pequeno, que tinha uma enorme facilidade em arranjar amigos imaginários com as coisas mais estranhas que ia encontrando. Acho que ainda hoje é assim, mas isso é outra história…

Esta história é a de Mia, que um dia faz amizade com um balão que lhe é oferecido enquanto passeava com a sua mãe pela cidade. Este balão enorme e amarelo depressa se transforma num amigo inseparável para a pequena Mia. Durante todo o dia a menina brinca com o seu novo amigo e sente que este é um dos dias mais felizes da sua vida. Mas tudo muda quando o seu amado balão escapa das suas mãos e vai descansar para o topo de uma árvore. Mia ficou triste e inconsolável, mas foi sol de pouca dura, pois reparou que a presença constante do seu novo amigo do outro lado da janela de sua casa dava-lhe o conforto e a amizade que necessitava.

Apesar de ser uma história simples e minimalista, Komako Sakai (autora do livro O Urso e o Gato Selvagem, também publicado em Portugal) consegue criar um livro cheio de poesia e uma ilustração que casa perfeitamente com o pouco texto do livro. O estilo de ilustração de Sakai tem uma estética suave, simples e doce, com um estilo que nos faz lembrar os livros infantis da década de 60. Tem um toque vintage que talvez não seja do gosto de todos, no entanto, acho que o desenho da autora tem algo de clássico, por isso talvez se torne num livro que atravessa gerações sem perder o seu “contexto” visual e narrativo.

Em suma, Mia e o Balão (Emily’s Balloon no original) publicado pela editora Livros Horizonte (ver link) é uma bela história e um livro que vai fazer com que os adultos parem para pensar e apreciar a intensidade emocional de que as crianças são capazes. Por outro lado, as crianças irão certamente gostar de relacionar-se com a história como ela é contada através dos olhos de alguém próximo da sua idade.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.