Loading...
CulturaNotícias

Niji TV mostra exposição Hikari (Luz) de Pedro Medeiros

Esteve patente ao público em Coimbra, de 17 de Novembro de 2018 a 19 de Janeiro de 2019, a mais recente exposição do fotógrafo conimbricense Pedro Medeiros, intitulada 光 Hikari (Luz). Contando com a organização da Câmara Municipal de Coimbra, com a curadoria de Filipe Ribeiro e com o dispositivo cénico de João Mendes Ribeiro, a exposição pôde ser visitada na Sala da Cidade nos Paços do Município de Coimbra.

光 Hikari (Luz) é o resultado da estadia do fotógrafo no período compreendido entre 2015 e 2017 no país do Sol Nascente, mais precisamente em Quioto. A exposição mostra a presença de duas realidades complementares dentro do Japão, pelo que o título da exposição fotográfica de Pedro Medeiros não foi escolhido ao acaso – ‘hikari’ é a palavra japonesa para “luz”. O nome foi escolhido devido à importância que a luz e a falta dela, ou seja, a sombra, assumem na cultura japonesa em todas as suas formas. Basta recordarmo-nos do livro O Elogio da Sombra, de Junichiro Tanizaki.

Pedro Medeiros nasceu em Coimbra em Fevereiro de 1969. Entre 1993 e 1999 foi membro do Centro de Estudos de Fotografia e dos Encontros de Fotografia de Coimbra, nos quais trabalhou com diversos fotógrafos, nomeadamente Paulo Nozolino e Joel-Peter Witkin. Em 1997 ingressou na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Escola de Fotografia MauMaus, em Lisboa, prosseguindo os seus estudos em Inglaterra, no London College of Printing / London College of Communication (2000-2001).

A Niji TV esteve lá e fez um pequeno vlog para dar a conhecer o trabalho deste magnifico fotógrafo e melhor amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.