Loading...
ArtigosCultura

Pocky

Não há filme, dorama, anime ou manga onde este delicioso snack japonês não apareça. Não há estrela de jpop/jrock (Ninomiya Kazunari dos Arashi, Morning Musume, Yukie Nakama) ou mascotes japonesas (Hello Kitty, Doreamon, etc) a quem que nunca tenham sido vistos com um palito de chocolate na boca. Mas que guloseima é esta?

A mais recente aparição deste snack e que fez novamente subir a sua popularidade (e não é que precise) foi com a personagem Sakura Kyoko, do anime “Puella Magi Madoka Magica”, onde ela quase sempre aparecia com um palito de Pocky de chocolate.

Foi vendido pela primera vez em 1966 com o seu sabor original de chocolate. O nome de “Pocky” nasce da onomatopeya japonesa quando este snack é mordido, pokkin (ポッキン). Com o sucesso deste novo snack japonês, em 1971 aparece no mercado um novo sabor de amêndoa e seis anos mais tarde chega outro com cobertura de morango.

Actualmente a a lista de sabores de Pocky é enorme, nela podemos encontrar leite, chá verde, mel, banana e coco, mas a lista não acaba aqui. A marca vai mais longe na procura de novos e “estranhos” sabores, e assim cria o Pocky versão especial ou limitada como por exemplo: “Deocrer Pocky” que tem cobertura colorida e o “Men’s Pocky”, uma versão “madura” feita de chocolate negro (agridoce) e ainda “Pocky Mousse”, uma camada extra-grossa de chocolate. No entanto, estes pacotes de Pocky trazem menos do que as embalagens normais.

Também encontramos ainda as variedades regionais como as de sabor a uva (Nagano), melão yūbari (Hokkaido), mikan gigante (Kyushu), chá de azuki (Quioto), vinho de Kobe (Kobe) e cinco sabores de amora (Goka). Os mais preocupados com a linha, podem ficar pelo “My Calory Pocky (マイ カロリー ポッキー”), que tem um quarto das calorias do chocolate normal Pocky.

Estes palitos com uma cobertura de chocolate podem ser encontrados em diversos países, como: Estados Unidos, Reino Unido, China, Canadá, e em toda Ásia e Europa. Em alguns países, o Pocky existe mas sofre adaptações no nome. Na Europa (Espanha, França, Itália e Portugal) é conhecido como Mikado por causa do clássico jogo. O sabor é idêntico, o preço e a quantidade é que não, mas isso são outras conversas.

Oficialmente, apenas o Mikado é vendido em Portugal. Para adquirirmos Pocky em Portugal tem que ser via importação: internet ou lojas de produtos alimentares japoneses. Também é possível encontrar em eventos ligados à cultura japonesa, como por exemplo os de anime e manga.

Depois deste texto todo, já me deu vontade de comer mais um Pocky… e a vocês?

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.