Loading...
ArtigosManga

Kaikisen

Quando Satoshi Kon (今敏) faleceu em 2010, foi um golpe forte para todos os amantes da animação japonesa. Um dos mais criativos artistas da sua geração, deixou um legado obrigatório para todos os fãs de anime, sendo Perfect Blue (パーフェクトブルー), Tokyo Godfathers (東京ゴッドファーザーズ) e Paprika (パプリカ) obras de referência para os amantes de género. Antes de atingir a fama no mundo da animação, Satoshi Kon publicou alguns trabalhos como mangaka, sendo este Kaikisen (海帰線) uma das suas primeiras obras.

Na cidade de Amide, uma bela localidade à beira mar, o jovem Yosuke Yashiro tenta encontrar o seu lugar no mundo. Enfadado com a vida que leva nesta pacata cidade, Yosuke alimenta sonhos de um dia fazer vida fora deste local.

A família de Yosuke é bastante conhecida nesta cidade devido à estranha tradição que levam a cargo. A cada sessenta anos, a família de Yosuke devolve um suposto “ovo de sereia” ao mar, recebendo um novo ovo em troca que guarda preciosamente no santuário local.

Kaikisen

Com o avançar dos tempos, e com o pai de Yosuke a mostrar vontade de desenvolver a localidade, o ovo transforma-se numa atracção turística, atraindo a atenção de um grupo imobiliário que pretende construir um empreendimento de luxo à beira mar. Devido ao grande impacto ambiental que esta obra pode vir a causar, a cidade fica divida em relação a este projecto.

Com a cidade em alvoroço e os investidores com um interesse especial no ovo, Yosuke fica divido entre continuar a tradição da sua família de cumprir a promessa às sereias ou deixar-se levar pela onda capitalista que se alastra pela sua cidade.

Embora seja bastante rica, a obra de Satoshi Kon peca por ser escassa. Com um talento ímpar, este Kaikisen foi um ponto de partida para o desabrochar do potencial de Satoshi Kon.

Kaikisen

Kaikisen é uma obra que aborda temas como o capitalismo e a sustentabilidade ambiental, fazendo-o de forma bastante realista. Retirando o avó de Yosuke, que é o personagem vivo mais velho da família que preserva esta tradição, mais ninguém na obra apresenta uma posição firme quanto ao projecto imobiliário que a cidade pretende aceitar. A introdução da mitologia nesta obra é feita de forma subtil, indo a cidade sentido o peso das suas decisões ao longo da obra através de acontecimentos naturais bizarros.

Os personagens da obra são bastante interessantes, além de Yosuke e da sua família, destaca-se também Nami, uma jovem amiga de Yosuke que voltou recentemente à sua cidade Natal, Tetsu, o melhor amigo de Yosuke e Kenji Ozaki, o “vilão” da história.

A arte deste manga vai na mesma onda que as obras animadas de Satoshi Kon, tendo um traço realista, bastante limpo e atento ao pormenor.

Kaikisen

Embora o tema da obra seja bastante abordado hoje em dia (lembrar que o manga data do início dos anos noventa), e a maneira como é abordado também seja comum (ambientalistas versus capitalistas), Kaikisen tem mesmo assim uma maneira singular de retratar o tema.

Satoshi Kon focou-se bastante na personalidade dos seus personagens, criando um enredo consistente onde as motivações de cada um são bem explicadas, dando uma sensação bastante humana a estas personagens fictícias.

Kaikisen poderia ter sido facilmente adaptado a filme, tendo apenas um volume que se lê rapidamente. É uma obra recomendável a todos os fãs de manga e obrigatória para os fãs do trabalho do grande Satoshi Kon.

Escrito por: Nuno Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.