Loading...
ArtigosMúsica

10 + 1 discos para sacar a custo zero (parte I)

À semelhança do ano passado, aqui estamos mais uma vez a dar-vos a rubrica “10 discos para sacar a custo zero e ouvir como se não houvesse amanhã”, ou seja, uma selecção de 10 discos editados por várias netlabels (editoras “virtuais” que distribuem música em formato digital para download gratuíto) do país do Sol Nascente durante o primeiro semestre de 2014.

1

01. unimi / hara kana – 梅雨の過ごし方 sprit e.p (unelma)
Electrónica ambiental e drone são dois dos rótulos que podemos por a este “split EP”
[DOWNLOAD]

02. Chibastation – サイコですねブルー (mayoware records)
Da região de Sendai chega este projecto bastante interessante que mistura o hip hop com um estilo a que o projecto chama de “phantasmagoric New Wave and scum. 5 temas de grande intensidade auditiva. A experimentar.
[DOWNLOAD]

03. For Tracy Hyde – In fear of love (edição de autor)
A edição limitada de “In fear of love”. EP de estreia dos For Tracy Hyde esgotou, por isso a banda decidiu disponibilizar o disco de forma gratuíta. Canções indie em japonês… Recomendado!
[DOWNLOAD]

2

04. ラブリーサマーちゃん と 芳川よしの – はじめまして (maltine records)
É do seu quarto que Lovely Summer Chan de 18 anos mostra a sua música. Yoshino Yoshikawa dá uma ajuda na distribuição desta edição de apenas dois temas mas que agradará os fãs do jpop com um toque de shiuya-kei.
[DOWNLOAD]

05. Emerald Four – Nothing can hurt me (Tanukineiri records)
Foi o disco que mais tocou este semestre no ipod. De Quioto para o mundo os Emerald Four oferecem um lindíssimo disco de dream pop com bastante influencia dos anos 80.
[DOWNLOAD]

06. Various Artists – Light Wave ’14 (vol.2) (Ano(t)racks)
Foi a revelação das netlabels japonesas no ano passado para quem gosta de indie pop, twee pop e afins. Esta e outras edições são altamente recomendáveis e o selo de qualidade dos lançamentos continua inalterável.
[DOWNLOAD]

3

07. Ryota mikami – Buddha,Mozart and the Ladies (edição de autor)
Para quem gosta de corte e costura, este “Buddha,Mozart and the Ladies” é um tratado de boas colagens sonoras e de bom gosto fotográfico como podemos ver na capa do disco. Contém samples de Mozart, Wagner, Beethoven, Jacques Helian e Duke Ellington, só para citar alguns nomes.
[DOWNLOAD]

08. cananga node – “archimedes e.p.” (Mayoware)
Da segunda maior cidade japonesa chegam os Cananga Node com a seu indie rock. Recomendado para
quem gosta da onda…
[DOWNLOAD]

09. kouhuku na jinsei – When we were sleeping (edição de autor)
Sem editora, Ma Tilda assina os seus discos como kouhuku na jinsei e paree que quando estamos a dormir ela gosta de viajar pelas paisagens sonoras do rock psicadélico e improvisado.
[DOWNLOAD]

4

10. Various Artists – shikisai compilation vol.2 (kusanone label)
A netlabel Kusanone dispensa qualquer tipo de apresentações. É das editoras digitais gratuitas que têm os músicos mais influentes da cena electronica ambiental e acustica. “shikisai compilation vol.2” é uma excelente proposta sonora para ficarmos a conhecer alguns dos projectos interessantes neste tipo de música.
[DOWNLOAD]

Como bónus decidimos colocar “Vanish EP“, de Junya Nishimura e que é uma das edições mais recentes da MiMi Records (a netlabel pertencente ao projecto ClubOtaku), e que sugerimos que sirvam-se de uma chávena de chá verde e uma boa vista para a paisagem.

Estes são os discos que destacamos da primeira metade do ano de 2014, mas também estamos abertos às vossas sugestões. Quanto à segunda parte da selecção prometemos que será o vosso presente de Natal.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.