Loading...
AnimeArtigos

Tokyo Magnitude 8.0

Os acontecimentos de 11 de Março (2011) no Japão fez-me relembrar este anime que foi um dos meus preferidos na temporada de 2009. Tokyo Magnitude 8.0 mostra-nos o que aconteceria se a capital japonesa sofresse inesperadamente um terremoto de escala 8. A história centra-se em dois irmão Mirai, Yuuki e uma rapariga Mari que tentam sobreviver e chegar a sua casa são e salvos. Ao longo dos seus difíceis caminhos, vêem as terríveis consequências que o desastre provocou e aprendem que algumas coisas da sua vida vão ter que mudar.

São animes como Tokyo Magnitude 8.0 que nos fazem pensar que o anime vale a pena, são estas pequenas jóias que se destacam das outras séries de nível médio.

Tanto o realismo da série como a naturalidade dos personagens estão bastante equilibrados dando ao espectador aquilo que ele procura num anime (que os episódios não sejam aborrecidos). Tokyo Magnitude é uma série que para muitos fãs de anime deve ter passado ao lado, mas que depois de a verem de certeza que a colocam como sendo uma das melhores séries que viram nos últimos tempos.

Em Tokyo Magnitude não há grandes batalhas, nem triângulos amorosos, nem humor absurdo. E muitas das vezes estes condimentos não são necessários para se criar uma grande história. Neste anime o inimigo é um grande terremoto, e acreditem que é um dos inimigos mais terríveis que vi aparecer no mundo do anime, um duro rival de vencer.

O nível da animação da série está claramente à altura do que os estúdios Bones nos tem acostumado: excepcional e dificilmente melhorável. Detalhes de todo o tipo, como reflexo de objectos, sensação autêntica de de terremoto ou a expressividade dos personagens são alguns desses detalhes que a equipa da Bones sabe perfeitamente como fazer.
Esta qualidade de animação começa logo no tema de abertura onde são mostradas ilustrações incrivelmente detalhadas e realistas de como seria a capital japonesa se acontecesse essa catástrofe.

Estas imagens foram muito bem acompanhadas pelos Abingdon Boys School que por esta altura estavam em alta conseguindo em pouco mais de 6 meses colocar três temas da sua autoria (Takanori Nishikawa) em três animes diferentes. O tema do genérico final também é bastante bom e “catchy” e ficou na voz da cantora pop Tsuji Shion. A banda sonora é da responsabilidade de Ootani Kou (Gunslinger Girl, Soul Taker).

Dirigido por Masaki Tachibana e criado nos estúdios Bones com o “outsource” da Kinema Citrus, Tokyo Magnitude 8.0 conta com 11 episódios que foram transmitidos pelo canal Fuji TV. Também a equipa de “seiyuu” não foi deixada ao acaso: Hanamura Satomi (Sane em Mushishi) dá voz à personagem principal Onozawa Mirai e a talentosa Kobayashi Yumiko (Sarah MacDougall em Love Hina) é Onozawa Yuuki, a irmã de Mirai.

Durante a transmissão do anime, investigadores indicavam que nos próximos 30 anos haveria uma probabilidade de 70% de ocorrer um terramoto com magnitude superior a 7 no Japão e isso veio a acontecer 2 anos mais tarde. Além de retratar o cenário catastrófico, esta série permite consciencializar as pessoas para estes acidentes da natureza.

Por todas estas razões e muito mais que não foram enumeradas, Tokyo Magnitude 8.0 é uma série obrigatória de ver o quanto antes.

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.