Loading...
ArtigosJogos

Tosenkyo

Por volta do ano de 1773 (Período Edo), Kisen, um jogador de Quioto estava a tentar adormecer, mas era constantemente perturbado por uma borboleta que pousava na sua almofada. Para afastar a borboleta atirava o seu leque semi-aberto, mas sempre sem resultado. A borboleta escapava sempre, mas reparou que o leque ao cair ficava sempre em diferentes posições.

Esta situação lembrou-lhe um jogo chinês antigo, onde os jogadores tentam lançar uma pequena seta para um frasco. Ao pensar em todos estes jogos, Kisen começou a organizar as ideias e a procurar adaptar todas estas situações num novo jogo. Elaborou um conjunto de regras e assim nasceu o Tosenkyo.

1

Este jogo tem uma “borboleta” colocada num bloco de madeira, e cada jogador tenta desalojá-la do topo do bloco, atirando o seu leque semi-aberto. A pontuação é calculada de acordo com a posição relativa do leque face à “borboleta”. No início, este jogo foi jogado por homens enquanto bebiam saqué, mas rapidamente, houve alguém da cidade de Osaka que melhorou as regras, tornando-o num jogo de salão mais sofisticado e começando a ser jogado pelas geishas. Na altura era denominado por “Geisya-asobi” (投扇興, em kanji e que podia ser traduzido como “brincadeira de geisha). As regras foram elaboradas, os leques foram decorados com flores de cerejeira para folhas de primavera e de bordo para o outono, os rebites foram cobertos a ouro e prata, e as pequenas ripas foram embelezadas com gravuras e laca.

Ao longo dos tempos, foram aparecendo várias escolas (Kisen-Ryu, Miyako-On-Ryu, Towa-Ryu, Misen-Ryu, etc) de Tosenkyo, tendo muitas delas criado as próprias regras, no entanto, a regra de segurar o leque manteve-se. Não querendo dizer com isto, que apenas existe um modo de segurar/lançar o leque. O jogador pode lançar como quiser, usando a sua própria técnica.

2.

Para o lançar, o jogador deve relaxar a sua mão e colocar o seu polegar para cima. Coloque o leque aberto e no seu eixo deve colocar o dedo indicador. O polegar deve apoiar o fim do leque para não cair de sua mão.

Também existem regras quanto à posição do atirador e que podem ser diferentes de região para região. Por exemplo, no Tosenkyo em Asakusa Tóquio, foi definido que a distância do jogador ao alvo é de 1,6 metros. O jogador deve-se sentar de joelhos que não devem ficar fora de uma almofada. Quando estiver bem instalado deve manter a posição e colocar a mão oposta no joelho. Não pode colocar a mão no chão. Depois de toda esta preparação chegou a altura de atirar o leque empurrado com o polegar. O leque irá girar e voar para o alvo.

Quando o leque atinge o alvo é a altura de saber a pontuação. Conhecendo os japoneses era óbvio que a pontuação teria que ter um significado estético, elegante e belo como o vôo de uma borboleta. Assim sendo, para cada posição final entre o leque e o alvo tem uma pontuação especí­fica que foi inspirada nos capítulos de um dos romances mais antigos da história da literatura, “Genji Monogatari”, escrito por Murasaki-Shikibu.

O árbrito determina o nome da pontuação, e os jogadores vão ganhando pontos de acordo com esse nome. Por exemplo, se o leque não bater no alvo, o jogador não terá qualquer pontuação por isso ouvirá da parte do juiz, a palavra “Tenarai”, que significa iniciante e também o nome do capítulo 53 de “Genji Monogatari”.

3

A pontuação máxima é obtida se o alvo cair e o leque ficar em entre a caixa e o alvo, sem tocar no chão. O nome dado é de “Yumeno-Ukihashi” que corresponde ao capí­tulo 54, o último capí­tulo de “Genji Monogatari”. Pelo meio há inúmeras situações/pontuações com outros nomes dos capítulos deste romance.

Apesar de ser um jogo bastante tradicional e praticamente extinto nos nossos dias, ainda podemos assistir a alguns torneios. Além disso, a criadora de jogos de tabuleiro Japon Brand (ler entrevista) decidiu criar assim uma versão caseira para não ficar esquecido e assim continuar a fazer perdurar por mais uns tempos este jogo tradicional japonês

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.