Loading...
ArtigosGastronomia

Tamago Kake Gohan

Durante a noite tive um sonho com comida japonesa. Acordei com vontade de comer algo rápido de confeccionar e que me lembrasse o Japão. Por isso pus mãos à obra e preparei o meu pequeno almoço. Quem não é um habitual consumidor de gastronomia japonesa pensa que é sempre díficil confeccionar todos aqueles pratos, no entanto existem alguns que os mais desastrados e/ou os que supostamente não têm jeito para a cozinha conseguem fazer como é o caso do Tamago Kake Gohan.

Este prato tipicamente japonês, tem apenas três ingredientes que podem ser encontrados em qualquer lugar, ou seja não precisamos de ir a um supermercado japonês ou a uma loja gourmet de produtos internacionais.

1

Tamago kake gohan (卵かけご飯, que literalmente podemos traduzir como ovo no arroz) ou também chamado de Tamago gohan é um dos pratos mais populares do japão que é comido logo ao pequeno almoço. O prato consiste em arroz coberto ou misturado com ovo e molho de soja.

Antes do Período Edo (1603-1868), era muito raro os japoneses comerem ovos por serem considerados um produto bastante caro, além disso ou ovos também estavam associados ao à crença religiosa de que quem os comesse estava a pecar.

Consta que a primeira pessoa a confeccionar tamago kake gohan foi Ginko Kishida (1833-1905), um homem pioneiro em várias coisas. Ele não só foi o primeiro repórter de guerra do Japão, mas também foi amigo próximo de James Curtis Hepburn (o criador do sistema de romanização Hepburn).

Não se sabe ao certo como ele descobriu/criou este prato, mas graças ao seu sabor e facilidade de confecão ele passava a palavra a todos os seus amigos. O sucesso foi alcançado quando o prato foi divulgado numa revista.

2

Não existe uma forma “correcta” de fazer este prato. As diferentes formas de o confeccionar muitas vezes depende de quem o vai comer. O arroz pode ser frio, recentemente cozido ou re-aquecido do dia anterior; o ovo pode ser partido directamente na taça de arroz (antes ou depois de termos colocado o arroz), pode ainda ser batido numa tigela à parte e depois misturar no arroz, ou ainda separar a clara da gema e misturá-las no arroz separadamente (primeiro a clara e depois a gema).
Outras ainda preferem fazer um buraco no arroz e despejar o ovo lá para dentro.

Além do arroz e do ovo, há quem opcionalmente coloque também um pouco óleo de soja e cebolinho. Para aqueles que não se sentem bem a comer o ovo cru, podem sempre colocar no microondas uns 20 segundos.

Deixamos a receita para quem quiser experimentar:

Ingredientes:
– 1 taça de arroz
– 1 ovo
– Óleo de soja (q.b.)
– 1 colher de sopa cebolinho picada

3

Modo de preparação:
– Colocar um pedaço de arroz numa taça
– Partir um ovo cru por cima do arroz (com ou sem clara)
– Colocar o cebolinho
– Colocar óleo de soja (a gosto)
– Misturar tudo

O desafio e a receita estão dados… agora é experimentem fazer este simples prato japonês e contarem como foi a vossa experiência.

Escrito por: Fernando Ferreira

2 comments
  1. alexandre

    Uma pergunta
    Acabei de voltar do Japão e comi muito o tamago kake gohan, mas os ovos do Japão não tem cheiro.
    como fazer pra tirar o cheiro do ovo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.