Loading...
AnimeArtigos

Hajime no Ippo

Entre os géneros de anime que existe, um dos que os japoneses mais gostam ou preferem é sem dúvida o desporto. Já quase todos os desportos deram séries de anime, como por exemplo o futebol, ténis, basquetebol, pingpong, voleibol, baseball e o boxe, e é precisamente sobre este último que vamos falar agora.

Actualmente com dezasseis anos e a estudar no liceu, Makenouchi Ippo foi desde sempre um rapaz sem sorte na vida. Desde muito cedo teve que ajudar a sua mãe no trabalho e por essa razão nunca teve a oportunidade de conviver com os seus companheiros de escola o que provocou de uma maneira ou de outra que ele fosse marginalizado por eles.


Um dia de regreso a casa foi interceptado por três companheiros de escola que decidiram dar-lhe uma carga de “porrada” deixando-o quase inconsciente, por sorte por ali passava Takamura Mamoru, um “boxeur” profesional que defende-o. Quando acorda e desperta repara que está num ginásio, Mamoru empresta-lhe uns videos de boxe e diz-lhe que devia ter cuidado com os seus amigos e que deveria aprender a defender-se.

Emocionado com todos aqueles videos Ippo decide que quer converter-se num “boxeur” profissional, Mamoru diz-lhe que está ali para o ajudar, mas que terá que esforçar-se ao máximo para que o seu desejo seja realizadolo. Será que consegue?

O estilo de desenho de Hajime no Ippo tem um traço “antigo”, isto porque o manga de onde foi tirada a história é do ínicio dos anos 90. Não quero dizer com isto que a série perde logo todo o mérito. Como já tinha referido anteriormente, o desenho dos personagens não é muito atractivo, mas não pensem que este factor prejudia a série, pelo contrário. O desenho é “sujo” e tosco, mas estas duas caracteristicas dão e ajudam a criar um certo enfâse no esforço físico dos personagens, quase a fazer-nos lembrar os duros dias de um tal Rocky Balboa. Os combates são muito emocionantes.


É dificil parar de ver os episódios, isto porque a história flui de uma maneira leve e agradável, com vários momentos bem medidos de drama, acção, romance e comédia.

Outro dos aspectos interessante nesta série é a música e desde já recomendamos ouvir o tema de abertura da série, “Under Star” pelos Shocking Lemons. As músicas que compõem a banda sonora são bastante variados e divagam desde o rock até à música electrónica, tudo isto misturado com música clássica.

Produzida no ano de 2000 pelos estúdios da Madhouse Production (Azuki-chan, Chobits e mais recentemente Beck), Hajime no Ippo conta com 76 episódios divididos por três seasons (episódios 1-25, 26-52 e 53-76). A série foi dirigido por Nishimura Satoshi, um nome conhecido para os fãs portugueses pelo seu trabalho em Trigun, e o design de personagens ficou a cargo de Sugiura Koji que também trabalhou em Escaflowne (como designer de “mechas”) e no filme The End of Evangelion.

Hajime no Ippo conta no seu elenco de seiyuu alguns nomes de referência. O personagem principal é interpretado por Kiyasu Kohei (Kaido Kaoru em “Prince of Tennis”), Sendo Takeshi, conhecido como o Rocky de Naniwa tem a voz de Onosaka Masaya (Vash The Stampede em “Trigun”, Jadeite em “Sailor Moon”, Keroberos em “CC Sakura”), o “cómico” boxeur Takamura Mamoru tem a voz de Koyama Rikiya (Jubei em “Ninja Scroll TV”), entre muitos outros…


Esta é uma série altamente recomendada especialmente para aqueles que gostam de animes de luta com uma boa história, cheia de suspense e bom desenvolvimento de personagens.

Autor: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.