Loading...
AnimeArtigos

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru

Tal como referi há uns tempos num artigo que escrevi sobre Hashiru Koto ni Tsuite Kataru Toki ni Boku no Kataru Koto, tenho um gosto especial por correr. Embora nunca o tenha feito de forma competitiva, é uma actividade me continua a motivar mesmo após já ter sofrido algumas mazelas físicas. Foi o gosto pela corrida que me despertou o interesse para Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (風が強く吹いている), uma série que se foca numa equipa de corrida que tem como objetivo disputar o Hakone Ekiden.

Para todos os que, tal como eu, não faziam ideia do que era o Hakone Ekiden antes de ver a série, esta é uma maratona por estafetas de mais de duzentos quilómetros corrida em dois dias. As equipas que participam são compostas por dez membros, que correm aproximadamente vinte quilómetros em cada uma das cinco etapas diárias, num percurso que consiste em ir de Tokyo a Hakone no primeiro dia e voltar no dia seguinte (com algumas alterações no percurso).

Sendo a corrida um desporto normalmente mais destacado pelo individualismo, esta forma de competição baseia-se no esforço conjunto, com o tempo de um dos elementos a poder decidir a vitória ou derrota da equipa. Embora o Hakone Ekiden seja uma das corridas mais famosas do Japão devido a ser uma competição universitária, este tipo de corridas são realizadas por todo o Japão como uma forma de unir a comunidade por um objetivo comum.

Voltando ao mundo da ficção, Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru foca-se na equipa de corrida da Universidade de Kansei, em que os elementos não são grandes atletas ou até pessoas interessadas no desporto. Os personagens de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru são indivíduos com backgrounds bastante diferentes que por acaso foram parar ao mesmo dormitório. No entanto, quando o número de pessoas a habitar neste local atinge as dez, Haishi (o capitão de equipa) revela a todos que este é o dormitório da equipa de corrida da Universidade e que se os atuais inquilinos quiserem continuar lá a morar terão de começar a treinar para participar no Hakone Ekiden.

Começando a série com a maior parte dos personagens assustados e contrafeitos por terem de participar nesta atividade, esta acaba por evoluir para uma excelente história sobre o sentimento de comunidade que esta prova cria no grupo, enquanto simultaneamente explora as motivações individuais que cada um tem para correr, tornando-se assim uma obra que tem tanto de cómica como de emocional.

Devido à atenção que dá a todos os personagens (embora Kakeru e Haishi sejam mais destacados), Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru tem um elenco bastante apelativo. Um otaku (normalmente chamado de “prince”), um estudante africano de intercâmbio (Musa), dois irmãos que só pensam em arranjar namorada (Jiro Jo e Taro Jo), um recém graduado obcecado por arranjar emprego (“King”), um aluno mais velho que passa os dias a fumar (“Nico”), um aluno excelente que foca toda a atenção nas atividades curriculares (Takashi), um recém-graduado de direito que está a tirar um ano de descanso (Yuki) e dois antigos atletas do secundário com visões diferentes da corrida (Kakeru e Haishi) formam o grupo que tenta alcançar “o topo da montanha”. Todos os personagens têm momentos tanto hilariantes como emocionantes durante a série, que valem a pena serem descobertos durante a visualização, mas Haishi destaca-se dos outros por ser a força motivadora por detrás desta equipa e a cola que une o grupo, sendo um dos personagens mais interessantes e cativantes que vi numa série nos últimos tempos.

Com uma animação excelente e uma banda sonora de qualidade (com a curiosidade de ter duas músicas de abertura e de fecho mesmo tendo apenas 23 episódios), Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru cativou-me não tanto pela parte da corrida em si, mas pelo modo como explora as motivações dos seus personagens e a forma como retrata este desporto, caracterizando-o como algo bastante frustrante, mas também imensamente recompensador. Nunca tinha visto numa série um retrato tão fiel da progressão e esforço físico e psicológico que esta actividade traz. Recomendado para aqueles que correm, para os que querem começar a correr e mesmo que para aqueles que mesmo que não tenham interesse nenhum por corrida queiram ver um dos melhores animes sobre desporto alguma vez produzidos.

Escrito por: Nuno Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.