Loading...
AnimeArtigos

Os 5 melhores filmes de anime de 2022

O ano chegou ao fim e como é habitual nestas alturas é tempo de listas, por isso, metemos mãos à obra e fomos ver quais os cinco melhores filmes de anime do ano que terminou.

Estes cinco filmes encheram-nos as medidas por isso decidimos não colocar por ordem de preferência porque nem saberíamos qual colocar em primeiro lugar, portanto decidimos colocá-los por ordem de estreia. Assim sendo, aqui fica a nossa lista e esperemos que já tenham visto alguns destes. Se ainda não viram, pensamos que este 2023 poderá ser um bom ano para os verem:

BUBBLE (バブル)


Foi um dos filmes mais esperados do ano passsado, Bubble (バブル) estreou na Netflix a 28 de abril, e teve a sua estreia “oficial” a 13 de Maio. Foi produzido pelos estúdios Wit Studio e realizado por Tetsuro Araki, o mesmo que realizou o famoso Attack on Titan. Mas a lista de famosos não pára aqui: o argumentista foi Gen Urobuchi (Puella Magi Madoka Magica) e o designer de personagens Takeshi Obata (Death Note). Bubble é um filme de ficção-científica que conta a história de um grupo de jovens que vivem numa Tóquio alternativa sob o lema “Gravity is Broken – Leap as You Like”.
A data de lançamento oficial foi a 13 de Maio de 2022 e também podem ler a review do filme aqui.

Dragon Ball Super: Super Hero (ドラゴンボー超スーパースーパーヒーロー)


Era uma das grandes espectativas para o ano que passou. Imensos fãs por esse mundo fora estavam à espera das novas aventuras do já clássico Dragon Ball. O 21º primeiro filme estreou em Junho de 2022 com o título de Dragon Ball Super: Super Hero (ドラゴンボール超 スーパーヒーロー) foi produzido pela Toei Animation e escrito pelo autor original da série Akira Toriyama. Os fãs de Dragon Ball não ficarão desiludidos com as batalhas épicas do filme e também ficarão a conhecer a organização maligna The Red Ribbon Army, que foi esmagada por Goku na parte inicial da história.
A data de lançamento foi a 11 de Junho.

One Piece Film: Red


Já são quinze filmes, sob a franquia One Piece. O filme mais recente e que estreou também em Portugal é One Piece Film: Red e como nota curiosa é o terceiro a ser produzido pelo próprio autor do mangá Eiichiro Oda como os dois últimos filmes One Piece Film: Z e One Piece Film: Gold. Este novo filme está relacionado com Shanks e uma nova personagem feminina que se descobriu ser uma filha de Shanks. Para quem nunca ouviu falar de One Piece, apenas dizemos que é uma das séries de mangá e anime mais famosas e populares do mundo.
A data de lançamento oficial foi a 6 de Agosto.

Suzume no Tojimari (すずめの戸締り)


Para muitas pessoas é um dos realizadores mais interessantes no panorama actual da animação japonesa. O filme Suzume no Tojimari é da autoria de Makoto Shinkai, o mesmo de Your Name que foi lançado em 2016. Este é mais um daqueles filmes que se nota o cunho que Shinkai já nos habituou, neste filme continua a colocar esse cunho trazendo-nos mais uma produção cheia de cor e uma ambiência lindíssima. A animação conta a história de crescimento da jovem Suzume de 17 anos que vive no campo na região de Kyushu, e que tem como gosto visitar lugares abandonados e arruinados no Japão.
A data de lançamento foi a 11 de Novembro.

Slam Dunk: Movie (SLAM DUNK スラムダンク)


Já a terminar o ano tivemos o lendário Slam Dunk: Movie que também foi dirigido e escrito pelo próprio Takehiko Inoue, o autor original do mangá da série Slam Dunk e outros títulos como Vagabond ou Real. Este mangá publicado na revista Weekly Shonen Jump entre 1990 e 1996, teve direito a versão animada de 101 episódios. A história conta-nos a vida de Hanamichi Sakuragi e Kaede Rukawa e dos membros da equipa de basquetebol Shohoku. Foram mais de 20 anos de espera, por isso os fãs esperam que este Slam Dunk: Movie permaneça na lista dos melhores filmes de anime de todos os tempos.
A data de lançamento foi a 3 de Dezembro.

Estas foram as nossas escolhas, e muitos mais haveriam para escolher. Mas o que agora queremos saber são as vossas escolhas para os melhores filmes de 2022. Por isso, deixem as vossas escolhas nos comentários.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.