Loading...
ArtigosDesporto

Yuta Tabuse

Tal como nós temos o Neemias Queta como tendo sido o primeiro jogador português a chegar aos quadros da NBA, também o Japão teve o seu primeiro jogador a entrar para esta super liga de basquetebol americano.

Nascido a 5 de Outubro de 1980 em Yokohama, Yuta Tabuse (勇太田臥), cresceu numa “família desportiva”, começou a jogar basquetebol aos nove anos porque não era bom no basebol e não se interessava por futebol. Entrou na Noshiro Technical High School (能代工業高校, Noshiro Kōgyō Kōkō) na província de Akita, onde liderou a equipa ao título nacional nos três anos em que jogou e não perdeu um único jogo.

Depois de terminar os seus estudos ni liceu em 1998, Tabuse opta por frequentar a Universidade Brigham Young para o seu programa de línguas. Não pode jogar durante os seus primeiros dois anos na BYUH e jogou apenas uma temporada antes de tornar-se profissional. Teve uma média de 7,6 pontos e tornou-se o melhor passador da Conferência Oeste do Pacífico com 6,6 assistências.

Este sucesso leva-o a juntar-se aos Toyota Alvark, com quem ganhou o título de Estreante do Ano na Liga Japonesa de Basquetebol durante a época 2002-2003. Depois de deixar os Toyota Alvark, Tabuse torna«-se o primeiro japonês a jogar na NBA Summer League, ao serviço dos Dallas Mavericks. Nesse ano, junta-se aos treinos dos Denver Nuggets, mas foi dispensado antes do início da temporada regular.

Passou a temporada 2003-2004 com a equipa campeã da Long Beach Jam American Basketball Association, com uma média de 5,3 pontos, 2,4 ressaltos e 6,3 assistências em 18 jogos.

Durante a temporada 2004-2005, Tabuse participa no campo de treinos do Phoenix Suns e junta-se à equipa. Marca sete pontos no seu primeiro jogo da NBA contra os Atlanta Hawks, a 3 de Novembro de 2004. No entanto, foi dispensado pelos Suns a 16 de Dezembro de 2004. Apesar de ter sido dispensado ele decide juntar-se aos Jams até ao fim da temporada.

No ano seguinte (2005-2006), assina pelos Los Angeles Clippers, mas foi despedido antes do início da época regular. Em Novembro de 2007, Tabuse foi “cortado” (contrato quebrado) pelo Bakersfield Jam antes do início da época 2007-08.

Este facto não o desanima e decide voltar para o Japão onde se junta à equipa Utsunomiya Brex da JBL (Japanese Basketball League) na prefeitura de Tochigi. Com os seus 175cm e 75kg, Yuta Tabuse abandona a sua carreira na época de 2022-2023 ao serviço da equipa que o recebeu no Japão, os Utsunomiya Brex.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.