Loading...
ArtigosCinema

Shiozawa Toki

A sua carreira no grande ecrã começou em 1950, com o filme Sanshiro Onna, no entanto, três anos antes ela já tinha um estatuto de estrela por ter sido finalista do Toho New Face, em 1947, um concurso de beleza organizado pelo famoso estúdio de cinema.

Nascida em 1928, em Nakazato-cho, Ushigome-ku, na capital japonesa, Shiozawa Toki (塩沢とき), nome verdadeiro Toyoji Shiozawa (塩沢登代路), desde muito cedo teve uma atitude irreverente. Esta “excentricidade” levou a que se tornasse numa actriz e numa personalidade da televisão japonesa bastante carismática.

Apesar de não ser uma actriz de topo, Shiozawa Toki representou algumas personagens em séries de televisão que se tornaram icónicas para os fãs de tokusatsu (termo em japonês para filmes ou séries com actores reais com bastantes efeitos especiais), incluindo Warrior of Love Rainbowman, Transform! Ponpoko Ball e Flying Saucer War Bankid.

Funcionária de longa data da Toho Entertainment, Shiozawa Toki estava no auge da sua popularidade nos inicios dos anos 80, quando a sua vida deu uma volta depois de ter-lhe sido diagnosticado um cancro de mama. Rapidamente foi submetida a uma cirurgia para tentar afastar esta doença.

Em 1984 (Showa 59) com 56 anos, Shiozawa Toki aparece em “Lion’s Masu”, e ganha mais popularidade pelo seu tom elegante e pelo seu humor “nonsense”. Mas o que a tornou ainda mais famosa foi o seu penteado enorme e de grande volume que se projetava da esquerda para a direita.

Anos mais tarde, foi sujeita a nova mastectomia e em Abril de 2006, fez mais uma cirurgia mas o cancro já estava espalhado pelo corpo todo. Teve alta do hospital em Novembro, mas sua saúde piorou novamente em Fevereiro e volta novamente para o hospital.

Com os seus penteados excentricos, a sua colecção de óculos estranhos e um humor bruto e corrosivo, Shiozawa Toki só alcançou verdadeiramente a devida fama 30 anos, depois no programa de entrevistas da Fuji TV “Itadakimasu”.

A actriz Shiozawa Toki falece aos 79 anos a 17 de maio de 2007 devido a linite plástica. Tinha 79 anos.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.