Loading...
CulturaEntrevistas

[ENTREVISTA] : Japone

São japoneses e por isso talvez a escolha do nome para o seu projecto tivesse que ser este: Japone. A ideia e objectivo deste colectivo é dar vida aos seus vários projectos artísticos que misturam a música clássica e contemporânea, a dança, o teatro e a multimédia. Grande parte dos elementos deste projecto vive na Holanda e por isso fomos ao encontro deles para falarmos um pouco sobre o projecto e os projectos que já realizaram. Fica aqui a entrevista que fizemos aos Japone:

O grupo teatral Japone foi formado em 2016. Como é que tudo começou?
A primeira motivação para formar o grupo veio de Utako que queria criar um espectáculo com estilo japonês incluindo muitos elementos como a ópera e outros. Chamámos a isso arte abrangente. E o espectáculo teria que ser para um público actual e que pudesse ser apreciado por todos.

Ela decidiu então reunir os seus amigos artistas profissionais que compartilhavam o mesmo objectivo e decidiram criar este espectáculo juntos. O objectivo era impressionar as pessoas de todas as gerações com a beleza e o espírito japonês num espectáculo onde houvesse pelos artistas um desempenho requintado e qualificado.

Podes falar-nos um pouco mais sobre os membros do Japone?
Utako Arakawa; Soprano / Voz / Actriz
Utako é uma cantora soprano que se formou como cantora de ópera. Ela tem amplo reportório não apenas música clássica europeia, mas também canções de anime e canções tradicionais japonesas. Nos shows Japone ela desempenha papéis de Geisha / Madam Butterfly. Ela mora em Haarlem, Holanda.
https://www.utakoarakawa.com/

Kazuma Glen Motomura; Dançarino / Actor / Artista Marcial / Coreógrafo
Kazuma é um dançarino contemporâneo que possui uma ampla variedade de estilos de dança e actua com sua incrível improvisação e habilidade com o idioma bilíngue, inglês e japonês fluentes. Nos nossos espectáculos ele desempenha o papel principal Pinkerton, um oficial da marinha americana que tem carácter tanto cómico quanto sério. Ele também tem vários trabalhos onde mistura a poesia e dança performativa (poesia corporal). Mora em Berlim, Alemanha.
https://www.bodypoet.info/

Ayumi Matsuda; Gravador / Compositor
Ayumi é uma doce flautista que toca diversos tipos de flauta. Ela compõe músicas originais para o projecto Japone. Nos espectáculos ela toca com uma variedade ilimitada de música, incluindo música e pop japoneses antigos, rap, etc. Ela mora em Amsterdão, na Holanda. https://www.ayumimatsuda.com/

Noriko Amano / Teclado
Noriko originalmente tocava cravo e em especial música europeia normalmente antiga (séc. XIV a meados do séc. XVIII). Além de tocar teclas, também aventura-se por outros instrumentos como bateria japonesa. Ela mora em Amstelveen, Holanda.
https://www.norikoamanovanbaaren.com/

Makiko Goto / Koto (antigo instrumento japonês)
Makiko é um notável músico de koto que executa música tradicional e contemporânea, koto baixo de 17 cordas e koto de 21 cordas. Interpreta uma grande variedade de músicas e por vezes inclui alguma improvisação. Também canta antigas canções japonesas acompanhadas pelo seu koto. Ela mora em Waalre, Holanda.
http://www.kohobeat.com/MakikoGoto

Yoshimi Kawai; Piano / compositor
Yoshimi é pianista e compositor. Toca uma mistura de música clássica e contemporânea e é também gosta de improvisar enquanto toca. Ela é nossa mais nova recente contratação ao grupo e está connosco desde Agosto de 2020. Mora em Hilversum, Holanda.
https://www.youtube.com/user/iartsyoshimi

Shinnosuke Fujiwara; Conselheiro de palco / Dança tradicional japonesa e luta de espadas / Actor
A performance de Shinnosuke é baseada nas tradições japonesas de dança japonesa e luta de espadas autêntica com suas expressões habilidosas únicas e interpretações modernas. Ele participa no nosso espectáculo desde 2017 representando os diferentes papéis de Samurai / Kitsune-Spirit. Actualmente ele mora em Tóquio, Japão.
http://www.shinnosukesan.com/

Hiromi Haneda; Arte da imagem da tela
Hiromi é ilustrador e animador e quem trata de toda a imagem de background com animação nos espectáculos do Japone, além de auxiliar o operador de iluminação. Sempre que necessário ela representa um papel de mulher ninja (Kunoichi) em palco! Mora em Amstelveen, Holanda. https://www.facebook.com/hiroic

Francisca Hagen; Manager
Francisca é editora-chefe da AVO Magazine e também organiza espectáculos e festivais relacionados com a cultura japonesa. Desde 2020, ela é a manager dos Japone.

Andries Tieleman; Director de produção
Andries é marido de Utako e sua ocupação é ajudar nas redes sociais e em tudo o que o projecto necessita.

Vocês moram em diferentes países (Holanda, Alemanha, Inglaterra), como organizam o vosso trabalho e preparam os espectáculos?
Começamos a preparar tudo com um ano de antecedência:
1) Criar a ideia, produção de palco, direcção de palco, incluindo música e composição de música original etc. Para esta fase, fazemos muitas discussões e reuniões e usamos a Internet para comunicarmos. Os que vivem na Holanda à vezes fazemos reuniões presenciais.
2) Cada um prepara e pratica a sua parte.
3) Os ensaios musicais começam cerca de 4 meses antes dos espectáculos. Hiromi junta-se aos ensaios musicais para terminar a produção de arte com as suas imagens de background.
4) A 3 ou 4 dias antes do espectáculo fazemos ensaios gerais e intensivos todos os dias.

As vossas apresentações ao vivo são uma mistura de música clássica, contemporânea e original, dança tradicional moderna e japonesa, teatro e projecção de imagens. Quais foram as inspirações para os vosso espectáculos?
A inspiração vem da infância de Utako; o seu ambiente familiar e não só foi cercado por muitas artes tradicionais japonesas. Ela ama profundamente mangas e animes. Ela costumava fazer manga quando estava em idade escolar.
Em 2016 começaram a fazer espectáculos e muitos deles em convenções de Anime. Como tem sido a recepção pelos holandeses?
Nós apresentamo-nos na convenção de anime Abunai! que é a segunda maior convenção de anime na Holanda. Após as apresentações, descobrimos que o público ficou impressionado com o filme.

Temos alguns vídeos no nosso canal do YouTube onde os membros do público compartilharam sua primeira impressão depois que deixamos o palco. Em 2019, realizamos um novo espectáculo num espaço cultural na cidade de Haarlem. Trabalhámos em conjunto com o artista convidado Rei Satoshi, que é um excelente guitarrista de rock. Recebemos inúmeras reações positivas do público após a apresentação.

O que acham dos fãs de anime europeus em comparação com os japoneses?
Nós pensamos…
Os fãs japoneses de anime estão interessados apenas em Anime e Manga. Os fãs europeus estão interessados em anime e manga combinados com a cultura e a arte japonesa.

No ano passado, em 2019, realizaram um novo espectáculo no Patronaat em Haarlem. Como foi a experiência?
Foi um programa com bastantes desafios para superar as barreiras da época e dos géneros (onde o Rock e a Música Clássica misturaram-se). Foi num salão muito bonito com imensas possibilidades de iluminação e sistemas de som com técnicos profissionais. Recebemos um público misto de gerações dos mais novos aos mais velhos.

E vocês também convidaram a guitarrista de rock Rei Satoshi. Como surgiu a ideia de convidá-la?
Sempre gostámos do desafio de tocar estilos musicais diferentes ou de fazermos misturas de clássicos, pop, rock etc … Rei Satoshi é uma guitarrista de rock especial e além disso ela também sabe tocar instrumentos de cordas tradicionais japoneses. Ela é uma grande compositora.

O Clubotaku é um site sobre a cultura japonesa, então um dos principais temas do site é falarmos sobre mang e anime. Vocês gosta, de anime e manga? Quais são seus personagens favoritos?
Estamos impressionados com muitas obras de arte excelentes, incluindo Anime e Manga! Mas a fãs número um de manga e anime é a Utako como dissemos na resposta anterior.

Estamos a passar por um momento difícil com esta situação do COVID-19. Mas não podemos parar, por isso pergunto se já estão a pensar num novo espectáculo para 2021?
Sim, estamos a usar este tempo para escrevermos um novo espectáculo, criarmos novas músicas e para isso estamos a fazer algumas reuniões online. Esperamos em breve ter a possibilidade de nos apresentarmos em palco com todo o grupo. Especialmente porque adicionámos um novo membro ao nosso grupo maravilhoso.

Mas, por outro lado, em relação às nossas produções actuais, é uma pena realizá-las apenas uma vez. É um espectáculo tão maravilhoso e ainda há imensas pessoas que não viram. Qualquer produção deve ser mostrada várias vezes, isto porque para fazermos uma exibição deste tipo gastamos muito tempo, esforço e claro custos monetários. Portanto, gostaríamos de mostrar as nossas produções atuais com mais frequência para também nos compensar financeiramente.

Durante este tempo também nos juntámos ao evento online da AnimeCon, a maior convenção de anime da Holanda, para uma entrevista e performance improvisada de Kazuma. Também decidimos fazer os nossos próprios vídeos no YouTube. Por isso convido-vos a verem estas coisas todas. A Utako e a Ayumi também fizeram uma pequena apresentação num festival de cinema japonês em Rotterdão, o CAMERA JAPAN, mas não é a mesma coisa que estar o grupo todo em palco.

Umas últimas palavras para os nossos leitores…
Muito obrigado por lerem esta entrevista. Esperamos que vocês tenham se interessado pelo nosso grupo teatral. E não se esqueçam de visitarem o nosso site e as nossas redes sociais para ficarem actualizados sobre as nossas actividades futuras.

★★ Website: http://www.japone.nl/
★★ Facebook: https://www.facebook.com/japone.artists/
★★ Instagram: https://www.instagram.com/japoneartists/

Entrevista por: Fernando Ferreira
Fotografias por: Kees Stravers (destaque, 3 e 4) e Miwako von Planta (1 e 2)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.