Loading...
CulturaNotícias

O kanji do ano de 2020 é…

Acontece todos os anos por esta altura no monte Kiyomizudera em Higashiyama-ku na região de Quioto e como sempre o anúncio do kanji do ano foi dado pela Associação Japonesa de Teste de Proficiência em Kanji. Esta palavra como é habitual é escolhida tendo em conta algum acontecimento importante durante o ano ou algo que represente alguma situação vivida.

Este ano, a palavra escolhida com mais de 208.000 votos foi 密 – Mitsu.

Estes foram os 3 principais kanjis que receberam mais votos:
1º – 密 – Mitsu
2º – 禍 – ka/ wazawai (mas é “ka” quando コロナ禍)
3º – 病 – Yamai /byou (de byouki)

Outros kanji escolhidos foram 新 – shin (novo), 変 – Hen – Estranho, 家 – ie – casa e 粛 – Shuku – Silêncio. Além destes houve também quem votasse no grande sucesso do manga e anime, “Kimetsu no Yaiba”, 滅 – Metsu/Horobiru Destruição ou ainda 鬼 – Oni – Demônio.

O kanji para “mitsu” traduz-se literalmente como “densidade”, e numa época em que o resto do mundo estava a acostumar-se com a frase “distanciamento social”, no Japão, foi dito para evitar os “Três Mitsus” (“As 3 Densidades”) ou “Three Cs” conforme foi traduzido em inglês: 密接 – Missetsu (pessoas muito próximas umas das outras), 密閉 – Mippei (ambientes fechados) ou 密集 – Misshū (ambientes lotados).

Mas o kanji também pode ser relacionado a “proximidade”, e, por isso faz todo sentido com o momento actual, porque mesmo de longe, o relacionamento entre as pessoas também se faz através da internet, ou seja estamos “perto”. Outro dos motivos para a escolha do kanji foi por causa do mundo político e do entretenimento, onde há muitos “秘密 – Himitsu – Segredos” e alguns deles foram revelados este ano, como recentemente mostrou a comunicação social japonesa sobre o mau uso do dinheiro público e os vários escândalos envolvendo figuras públicas.

Um dado importante e curioso foi que dos 20 kanjis escolhido mais de metade apareceram pela primeira vez na lista, o que significa que esta situação que estamos a viver alterou completamente a vida dos japoneses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.