Loading...
ArtigosManga

Tatsuya Endo

Desde a infância, Endō Tatsuya (遠藤達哉) sonhava ser um artista de mangá. Nasceu a 23 de julho de 1980 na Prefeitura de Ibaraki, Japão, e estudou na Ibaraki Kenritsu Koga Daisan High School.

Desde muito jovem, Endo começa a criar histórias com o seu irmão, no entanto, apenas ele decide seguir o sonho de infância. Começa a sua carreira a criar one-shots. Algumas dessas histórias únicas teriam influências nos seus mangás posteriores, como foi o caso de SPY x FAMILY que está a ser lançado pela editora Devir.

Enquanto Endo desenhava estas histórias de volume único chegou a trabalhar como assistente para a série de mangá Blue Exorcist e Fire Punch. Ele foi orientado e ensinado pelos artistas de mangá Yasuhiro Kanō e Yoshiyuki Nishi.

Influenciado pelos grandes nomes da sua infância, Akira Toriyama, Hiroyuki Nishimori e Minetarō Mochizuki e depois de terminar dois dos one-shots (TISTA e Gekka Bijin) para a revista Jump Square e terminar três one-shots com o editor Shihei Lin, com quem Endo já tinha trabalhado há mais de 10 anos, ambos decidem pensar numa série para fazer parte da revista Shōnen Jump+.

Depois de trabalhar em tantos mangás com tons escuros, o seu editor, Shihei Lin, encoraja-o a criar um “mangá mais alegre e divertido”. Nasce o one-shot, ISpy, que pode ser visto como um mangá de transição, já que incorpora os temas maduros dos seus primeiros trabalhos com um ambiente mais leve e alegre como Lin lhe tinha sugerido.

É juntando os pontos fortes dos trabalhos anteriores de Endo, Rengoku no Ashe, Ishi ni Usubeni, Tetsu ni Hoshi e ISpy, que nasce a actual série que Endo está a desenhar SPYxFAMILY. A recepção desta nova série de Endo foi imediata no departamento editorial e ficou “praticamente decidida” antes da reunião oficial para seleccionar as novas séries para a revista. SPYxFAMILY passaria a fazer parte dos dez mangás mais populares a partir de 2019.

No mesmo ano de edição do mangá SPY x FAMILY ganha o primeiro lugar na categoria web mangá do Next Manga Awards e no ano passado (2020) vence o quarto TSUTAYA’s Comic Awards.

Endo está sempre a tentar aprimorar a qualidade dos seus desenhos e das suas histórias. Numa recente entrevista afirmou que lê bastantes mangás e livros. Além de desenhar mangá, Endo também gosta de cinema e tem como actores preferidos Bruce Lee, Hiroshi Abe, Meg Ryan e Audrey Tautou. Também gosta de praticar ski, jogar basquetebol e ténis.

SPYxFAMILY é publicado na Jump+ e já ultrapassou o número de dez milhões de cópias físicas e digitais em circulação com os seus primeiros oito volumes (que saíram até à data).

Endō Tatsuya, ou Tatsuya Endo como dizemos no Ocidente é, sem dúvida, um nome a reter para o futuro no mundo da banda desenhada japonesa. E antes que nos comecem a perguntar o porquê das fotos utilizadas, dizemos que ele não tem fotos públicas e é daqueles autores que preserva a anonimidade. Não é fácil ser figura pública no Japão.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.