Loading...
MúsicaNotícias

Morreu o fundador da Roland

Não houve ainda um anúncio oficial da parte da empresa Roland sobre a notícia, mas já correm pela internet vários relatos da morte de Ikutaro Kakehashi, o fundador da Roland. Morreu com 87 anos.

Um desses relatos é de Tommy Snyder, que trabalhou com a Roland na pesquisa e desenvolvimento de produtos electrónicos de bateria e percussão:

“Ikutaro Kakehashi, fundador da Roland, pai da TR-909, e da TR-808, padrinho do MIDI, e com quem colaborei há 38 anos, faleceu aos 87 anos. Era uma pessoa muito engraçada, maravilhosa e suas contribuições para o mundo de instrumentos musicais foi enorme. Esta notícia abalou milhões de pessoas em todo o mundo…
RIP querido Taro…”

Para quem não conhece Ikutaro Kakehashi apenas dizemos que ele foi engenheiro, empresário e fundador da Roland Corporation e que nos deu algumas das máquinas mais incríveis para fazer música electrónica:

– Sintetizador The System 700 modular;
– Sintetizador TB-303 Bassline;
– Caixa de ritmos TR-808 e TR-909;
– Sintetizadores The Jupiter-8;
– Sintetizador D-50;

E estes são apenas uma ponta do iceberg, porque Kakehashi liderou a empresa com sucesso por mais de quatro décadas. Kakehashi, juntamente com Dave Smith foi premiado com um GRAMMY na categoria Técnica em 2013 pelas contribuições para o desenvolvimento da tecnologia MIDI (Musical Instrument Digital Interface).

Mais recentemente, Kakehashi fundou uma nova empresa, a ATV Corporation que se dedica à criação de instrumentos expressivos electrónicos, incluindo o instrumento de percussão electrónica aFrame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.