A revista Monocle considerou a capital japonesa como a melhor cidade do mundo em termos de qualidade de vida, sendo uma cidade cheia de vida mas pacifica. Fukuoka e Kyoto também fazem parte da lista, conseguindo para si o décimo segundo e décimo quarto lugares, respectivamente.
Tokyo, que ficara em 2014 em segundo lugar no ranking, foi avaliada em termos de cultura, tolerância, espaços verdes (não apenas a existência de jardins na cidade mas a existência de montanhas ou lagos nas proximidades), comunicação e segurança. Desde ao preço das habitações, ao preço do café, de um copo de vinho ou de um lanche, tudo foi comparado com mais 24 países.
Segundo o presidente da AkzoNobel, patrocinadora do 2015 Quality of Life Survey, este projecto tem o objectivo de “oferecer inspiração para que as comunidades urbanas criem ambientes mais humanos.”
Por curiosidade deixo aqui a lista completa e sim, Portugal (Lisboa) está entre as melhores cidades do mundo para se viver, conseguindo o décimo oitado lugar.
- Tokyo
- Vienna
- Berlim
- Melbourne
- Sydney
- Estocolmo
- Vancouver
- Helsínquia
- Munique
- Zurich
- Copenhaga (empatado em termos de pontuação com Zurich)
- Fukuoka
- Singapura
- Kyoto
- Paris
- Madrid
- Auckland
- Lisboa
- Hong Kong
- Amestardão
- Hamburgo
- Geneva
- Oslo
- Barcelona
- Portland