Loading...
ArtigosCinema

Miura Haruma

É desde muito cedo que Miura Haruma (三浦春馬) começa a pisar os palcos e a iniciar uma carreira de ascensão que terminaria de forma trágica. Nasceu em 1990 e a sua estreia como actor é logo aos sete anos na adaptação televisiva de Agri. Uns anos mais tarde inscreve-se na Tsukuba do Actors Studio e era simultaneamente membro da boys band Brash Brats com outros dois estudantes. Após o encerramento da Actors Studio, a boys band assina um contrato com a Amuse Inc. Em 2005, os Brash Brats decidem parar por tempo indefinidos e Miura decide novamente apostar na sua carreira de actor.

Começa a destacar-se em programas de televisão como: Ima, Ai ni Ikimasu, Unfair, Children, 14-sai no Haha e Fight. Além dos programas televisivos ele também começa a fazer cinema e tem as suas primeiras aparições em filmes como: Mori no Gakkō e Akihabara @ Deep. Em 2006, Miura tem o seu primeiro papel principal no filme Catch A Wave realizado por Taiyō Sasaki.

Em 2007, Miura começa a sentir o peso da fama quando participa no filme Koizora (como Hiro), e também no filme Negative Happy Chainsaw Edge. É com o filme Koizora que Miura ganha a distinção de Melhor Actor Revelação no 31º Prémio da Academia de Cinema do Japão. No ano seguinte, é escolhido para participar na terceira temporada de Gokusen ao lado do actor Ren Kazama e com Fujimaru Takagi na adaptação live-action de Bloody Monday. Ainda no mesmo ano, tem uma participação especial no videoclip de Yuzu e vence o Sponichi Grand Prix Newcomer Award no 63º Mainichi Film Awards pela sua representação no filme Naoko.

Em Outubro de 2008, lança o seu segundo álbum de originais, intitulado Letters e no final deste ano já estava mais que certo que o nome de Haruma Miura era uma celebridade e um nome grande no universo pop japonês. Em Fevereiro de 2009, Miura foi um dos 7 vencedores do prémio Revelação do Ano dado pelo Elan d’or Awards. No mês seguinte apareceu no filme Crows Zero 2 como Tatsuya Bitō e volta a ficar com o papel em Gokusen: The Movie. Outra data importante para o jovem actor foi 20 de Junho de 2009 onde pisa pela primeira vez um palco para a peça Hoshi no Daichi ni Furu Namida.

Em 2010, ele já era um dos actores mais requisitados para vários tipos de trabalho. É escolhido para contracenar com Shōta Kazehaya na adaptação do live-action de Kimi ni Todoke, uns meses mais tarde é convidado para desfilar como modelo no Kobe Collection Autumn / Winter Show 2010.

Em 2011, Miura não tem um minuto de descanso, participa em imensas séries de televisão e filmes e lança o seu segundo DVD que alcança o segundo lugar na Oricon Weekly DVD Chart vendendo 14.000 cópias físicas na primeira semana de lançamento, tornando-o o DVD de ídolo masculino mais vendido.

Dois anos mais tarde, contracena com Hiroto Saeki na série Last Cinderella e recebe altos elogios ao longo da sua transmissão. Os produtores da série atribuem parcialmente o seu sucesso ao apelo sexual “brincalhão” dos personagens, particularmente a cena do personagem de Miura a tomar banho. No mesmo ano, Miura tem também uma participação no filme de animação Harlock: Space Pirate, dando a voz a Yama. Também entra no filme The Eternal Zero como Kentaro Saeki, e foi nomeado como Melhor Actor Secundário no 38º Prémio da Academia do Japão.

Em 2014, tem mais um ano cheio de trabalho e sucesso. Miura entra nos dorama Boku no Ita Jikan como Takuto Sawada e em Satsujin Hensanchi 70 como Keisuke Miyahara. Em Julho, no 51º Galaxy Award, Miura ganhou o Prémio Individual pelas suas actuações em Last Cinderella e Boku no Ita Jikan. Também entra na adaptação cinematográfica de Five minutes for Tomorrow, uma co-produção nipo-chinesa e onde aprendeu mandarim para representar o seu papel no filme. No ano seguinte, Miura interpretou Val Xavier na produção japonesa de Orpheus Descending e termina o ano com talvez o papel que o tornou mundialmente famoso quando interpretou o papel de Eren Jaeger na adaptação para o cinema de duas partes de Attack on Titan, com os dois filmes sendo lançados em 2015.

Entre 2016 e 2017, Miura participa em mais uns filmes e vence mais alguns prémios de cinema. No início de 2019, Miura foi escolhido para o filme The Confidence Man JP como Jesse, lançado no final do ano. Ele participou também na produção japonesa de Crime e Castigo como Rodion Romanovich Raskolnikov. No Verão de 2019 anuncia o seu novo single, “Fight For Your Heart”, como tema da série Two Weeks. Miura também ganha o Asia Star Award no Seoul International Drama Awards pela sua actuação em Two Weeks. Já no final do ano, é seleccionado para interpretar um papel na adaptação para o grande ecrã de adaptação cinematográfica do manga Brave: Gunjō Seiki como Matsudaira Motoyasu.

Miura volta a representar o papel como Jesse em The Confidence Man JP 2 e em Março deste ano (2020), ele ia participar na série de televisão Gift of Fire como Hiroyuki Ishimura, e que já estava programada para ser começada a ser transmitida em Agosto de 2020. Ainda em Março, lançou o seu quinto álbum de fotos, Nihonsei, em duas versões diferentes.

No seu trigésimo aniversário, a 5 de Abril de 2020, revelou num live na sua conta pessoal de Instragram, que ia lançar “Night Diver”, que continha três músicas de diferentes géneros. O seu último trabalho foi o dorama Love Will Begin When Money End, que será transmitida a partir de Setembro de 2020 na televisão japonesa.

A 18 de Julho de 2020, às 13:00 (hora japonesa), Miura foi encontrado sem vida depois de se ter enforcado na sua casa em Minato, Tóquio. O corpo foi descoberto pelo seu agente. Ainda foi levado para o hospital mas foi declarado morto na chegada. A polícia acredita que morreu por suicídio, pois uma aparente nota de suicídio foi encontrada no seu quarto.

A título póstomo, o segundo single de Miura, “Night Diver”, será lançado a 26 de Agosto de 2020.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.