Loading...
ArtigosCinema

Shizukanaru ketto

Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, o Dr. Kyoji Fujisaki (Toshiro Mifune), um médico de integridade moral que luta para proteger a saúde dos seus pacientes realiza uma cirurgia abdominal ao soldado Susumu Nakada (Kenjirô Uemura) num hospital de campanha. Devido à exaustão e às circunstâncias precárias em que a sua equipa se encontra, um quartel mal iluminado no meio de uma tempestade intensa involuntariamente corta seu dedo com o bisturi com o qual estava praticando a operação.

Como resultado, fica infectado com sífilis e, apesar das tentativas de localizar os medicamentos com os quais tem que tratar a doença, o hospital de campanha não possui tratamento adequado para curar a doença. Após a guerra, e reincorporado à vida civil, o médico decide terminar o noivado com a sua noiva Misao Matsumoto (Miki Sanjô), escondendo a sua doença incurável e as reais razões de não querer casar.

Kyoji acha que Misao, uma mulher de carácter tradicional, não entende toda esta situação e acredita que a doença foi causada por infidelidade e não pelo seu trabalho no exército. Receosos das consequências que podem ter sobre terem filhos, eles decidem ter filhos depois de um namoro que dura seis anos. O único apoio médico que terão será a estagiária de enfermagem Rui Minegishi, uma jovem rebelde e mãe solteira, que testemunha como Kyoji Fujisaki injecta Salvarsan para tratar a sua sífilis, interpretando mal a causa de que o médico está doente.

Toda a equipa de produção e de actores é uma constelação de estrelas. Se não vejamos, baseado na peça teatral de Kazuo Kikuta Shizukanaru ketto (静かなる決闘) ou em português O Duelo Silencioso) é realizado e escrito pelo grande mestre Akira Kurosawa em 1949 e conta com a ajuda de Senkichi Taniguchi. O filme foi produzido pelos estúdios Daiei é e conta com a banda sonora de Akira Ifukube (conhecido pelas suas bandas sonoras dos filmes do Gojira – Godzilla).

No elenco do filme temos o incontornável e actor “fetiche” de Akira Kurosawa Toshirō Mifune que interpreta o personagem do doutor Kyoji Fujisaki, Takashi Shimura é o doutor Konosuke Fujisaki, a noiva Misao Matsumoto é interpretada por Miki Sanjō, e para terminar temos Noriko Sengoku que ficou com o papel de Rui Minegishi, a enfermeira estagiária.

Apesar do filme O Duelo Tranquilo não ser tão complexo quanto muitos outros trabalhos de Kurosawa, este também não pode ou deve ser considerado um ensaio para o filme Stray Dog (野良犬, Nora inu), um policial negro e filme de grande referência na filmografia de Akira Kurosawa. O filme deve ser considerado um trabalho próprio.

Mas para verem o filme Shizukanaru ketto basta seguirem o link até ao canal da NIJI TV.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.