Loading...
ArtigosCinema

Tampopo

Aclamado pela crítica da época como sendo o primeiro “Noodles Western”, uma clara referência aos Western Spagetti (realizados por Sergio Leone nos estúdios italianos), Tampopo é uma delicada e poética comédia realizada por Juzo Itami que além de realizador também escreveu o argumento para este filme.

Depois de algumas horas de viagem Goro, um camionista vivido e o seu ajudante Gun (respectivamente os actores Tsutomu Yamazaki e Ken Watanabe), decidem parar num típico restaurante de ramen para recuperar forças e anímo para continuar a viagem. O lugar não lhes parece agradar, mas a fome é muita e por isso decidem entrar. Lá dentro está um grupo de mau feitores que não param de importunar a jovem viúva Tampopo (literalmente “dente de leão” e protagonizada pela actriz Nobuko Miyamoto). Uma vez expulsos, Goro e Gun decidem ficar e ajudá-la na arte da confecção do ramen.


Uma das características peculiares desta longa-metragem são os introitos gastronómicos que vão acontecendo ao longo do filme como uma forma de introdução gastronómica que introduzem ao espectador o mundo da cozinha japonesa (e onde algumas vezes são feitas comparações com a cozinha ocidental).

Uma dessas histórias envolve um membro da yakuza vestido de traje branco (Koji Yakusho) e a sua acompanhante (Fukumi Kuroda) que vivem diversas cenas erótico-gastronómicas. Algumas cenas têm um grande impacto cultural como as mulheres japonesas vestidas ao estilo ocidental comendo esparguete (um prato ocidental) ao estilo oriental (fazendo ruído com a boca , por não serem gaijin – estrangeiro), ou um grupo de executivos pedindo comida francesa num restaurante francês em Tóquio.


O trabalho de filmagem de Juzo Itami foi muito sofisticado para a época. São imensas as referências e pequenas homenagens aos filmes de western. Quando Tampopo sonha que é visitada por um grupo de cozinheiro-chefes doutro restaurante para avaliar a qualidade do seu ramen, eles estão colocados como os pistoleiros no filme “Os Sete Magníficos”.

Existe também aspectos no comportamento de Goro, que funciona como uma espécie de combinação entre o filme realizado por George Stevens, Shane – o herói mítico, que vem à cidade para por tudo em ordem e depois vai-se embora e Man-With-No-Name personagem interpretada por Clint Eastwood no Western Spagetti de Sergio Leone.


O filme foi exibido no Japão em 23 de Novembro de 1985 e em poucos meses foi galardoado com diversos prémios em festivais internacionais, como foi o caso do Toronto International Film Festival em 1986 e o Japanese Academy Awards onde arrebatou dois prémios: o de melhor edição e som.

Tampopo é frequentemente citado como uma refência à cultura japonesa e à sua cozinha, onde somos confrontados com uma tradição e um costume quase fanático na confecção do ramen perfeito.

Autor: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.