Loading...
ArtigosCinema

Tantei Jimusho 23: Kutabare Akutōdomo Seijun

Jō Shishido colaborou várias vezes com Seijun Suzuki ao longo da carreira. Protagonista de algumas das obras mais famosas do realizador japonês, como Yajū no seishun ou Koroshi no rakuin, foi neste Tantei Jimusho 23: Kutabare Akutōdomo (探偵事務所23 くたばれ悪党ども) que Jō Shishido se estreou como protagonista nos filmes do mítico realizador japonês, com quem já tinha trabalho em Kagenaki koe.

Tajima é um detective privado que ajuda frequentemente a polícia na resolução de casos mais complicados. Tendo a polícia em custódia um membro da yakuza que é um dos responsáveis por despoletar uma luta local entre gangues rivais, Tajima acede ao pedido do chefe da polícia e ajuda Manabe (Tamio Kawaji, o tal mafioso) a escapar da prisão. Esta ajuda tem como objectivo infiltrar Tajima numa das redes yakuza mais influentes da cidade. Após se infiltrar, Tajima é visto com desconfiança por todos, entrando num submundo yakuza surrealista onde o perigo está à espreita em todos os cantos.

Se em Jūsangō taihisen yori: Sono gosōsha o nerae o realizador já mostrava alguns indícios do que viria a fazer, em Tantei Jimusho 23: Kutabare Akutōdomo Seijun Suzuki afirma o seu estilo, numa decisão que o levou a ter vários problemas com o estúdio Nikkatsu, terminando eventualmente a sua colaboração com estes uns anos após o lançamento deste filme. Mas se o estúdio Nikkatsu não soube dar valor ao talento de Seijun Suzuki, a verdade é que fãs por todo mundo aclamam o trabalho do realizador, que tem em Tantei Jimusho 23: Kutabare Akutōdomo um filme divertidíssimo.

O imaginário do mundo yakuza neste filme quase nos reverte aos míticos anime de escola secundária, com cada facção yakuza a ter características bastante distintas que os diferem bem uns dos outros. O filme inicia com uma incrível e inesperada cena de tiroteio num assalto a um camião recheado de armas. Este assalto acaba por despoletar a narrativa principal do filme e é provavelmente uma das únicas cenas memoráveis do filme onde Jō Shishido não marca presença. Após a entrada do mítico actor japonês no ecrã, a atenção do filme foca-se quase toda nele. Jō Shishido é um herói arrebatador ao longo do filme, desfilando estilo e cuja arrogância e excesso de confiança o tornam de certa forma charmoso.

Tantei Jimusho 23: Kutabare Akutōdomo Seijun é um filme com um ambiente bastante leve, onde sempre que o enredo começa a ficar um pouco mais pesado há um corte para uma cena musical, havendo inclusive uma onde o protagonista do filme dá asas aos seus melhores dotes como cantor. O nível de bizarro é elevado neste filme, com alguma das decisões tomadas por parte dos personagens do filme a saírem um pouco fora do comum, especialmente no que diz respeito ao plano para proteger a identidade de Tajima.

A rivalidade entre Jō Shishido e Hatano (chefe da yakuza local) está recheada de clichés do género, com ambos a enganarem-se um ao outro até chegarem ao desfecho final, numa relação em que já sabemos o que esperar do desfecho e onde o suspense nunca é muito grande.

Apesar de conter alguns dos clichés do género deste tipo de filmes, como a relação entre o protagonista e Chiaki (a esposa do chefe yakuza), Tantei Jimusho 23: Kutabare Akutōdomo Seijun destaca-se pelo estilo muito próprio e pela maneira única de filmar de Seijun Suzuki. Se há realizador que sabe tirar o máximo de cada cena e elevar o seu protagonista a um lugar épico é Suzuki, que aqui transforma um vulgar detective privado num herói similar a James Bond, cuja habilidade para guiar, disparar e seduzir mulheres é muito acima do comum.

Tantei Jimusho 23: Kutabare Akutōdomo Seijun é um filme de acção bastante divertido cuja curta duração faz com que não se torne enfadonho. É uma hora e meia repleta de mafiosos violentos, excelentes cenas de acção, perseguições alucinantes e momentos humoristicamente tórridos entre o protagonista do filme e as personagens do sexo feminino.

Escrito por: Nuno Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook