Loading...
ArtigosCulturaGastronomia

5 doces tradicionais do Japão (parte II)

Continuamos com mais uma rodada de 5 doces tradicionais do país do Sol Nascente.

Diferentemente da maioria dos doces do mundo inteiro, estes são um tudo ou nada mais saudáveis, pois são confeccionados com ingredientes naturais: leguminosas (feijão azuki, soja), grãos (arroz, farinha de arroz, trigo), batatas e algas (ágar-ágar). Podem estranhar os ingredientes, mas acreditem que estas 5 iguarias são mesmo doces…

Termino com a frase que outro Fernando disse… “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Taiyaki

1
Foi feito pela primeira vez em 1909, numa pastelaria da capital japonesa chamada Naniwaya, e hoje pode ser encontrado em qualquer parte do Japão. O bolo tem a forma de peixe porque o nome dele Taiyaki (たい焼き, literalmente pargo assado). O recheio mais comum é o de pasta de feijão vermelho (azuki), embora recentemente já encontramos com recheio de creme de ovo, chocolate ou mesmo de queijo ou salsicha. Para verem melhor podem aceder ao nosso canal no youtube (ver vídeo) onde provamos este doce.

Kuzumochi

2
Se estivermos na época do verão este delicioso doce é escolha certa. O Kuzumochi (葛餅 ou 久寿餅) é uma variadade de mochi feito a partir de Kuzuko (pó de amido da raíz da planta kudzu e é tradicionalmente usado na culinária japonesa para engrossar molhos ou para vários tipos de sobremesa), açúcar e água. O toque final é dado pelo xarope e polvilhado de farinha de soja.

Uiro

3
Era originalmente o nome de um medicamento no período de Muromachi (1336-1573). A sua referência como doce aparece pela primeira vez no dicionário publicado em 1712. É um doce semelhante ao mochi feito de farinha de arroz e açúcar. Existem de vários sabores como: azuki (pasta de feijão vermelho), chá verde (matcha), yuzu (citrino do leste asiático) ou mesmo castanha. Vendem-se nas confeitarias tradicionais por todo o Japão, mas é na cidade de Nagoya que provavelmente encontramos os melhores.

Anmitsu

4
É o ex-libris da capital japonesa e uma excelente para o verão. A Anmitsu é uma sobremesa feita de pequenos cubos de gelatina de ágar-ágar, doce de feijão azuki e uma variedade de frutas. A acompanhar vem uma taça com um xarope preto doce, que é derramado sobre a gelatina antes de comer. O nome do doce vem da junção da palavra ‘An’ (pasta de feijão) com a palavra “Mitsu” que significa xarope.

Konpeitō

5
Reza a história que em 1569, Luís Fróis, um missionário português, presenteou Oda Nobunaga com um frasco de konpeitō (金平糖 ou コンペイトー) para obter permissão para o estabelecimento das missões cristãs. Este doce é um tipo de rebuçado geralmente de 5 a 10mm de diâmetro feitos de açúcar e corantes para ficar de várias cores. É mais uma doce influência portuguesa na cultura japonesa à semelhança do famoso Kasutera (ver artigo).

Existem mais alguns doces tradicionais além destes que apresentamos aqui e que já apresentámos na primeira parte deste artigo (ler artigo), mas esta nova e pequena selecção de 5 doces são provavelmente os mais populares entre os japoneses. Se vos abriu o apetite ou se simplesmente a diabetes não vos assusta, avisem-nos temos mais uma rodada de cinco doces para terminarmos antes que rebentemos ^_^
Ittadakimasu!!!

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.