Loading...
ArtigosCultura

Suikawari

Se existe palavra japonesa que é sinónimo de verão então essa palavra é sem dúvida Suika (melancia). Jogado com mais frequência no verão, o Suikawari (スイカ割り, suika-wari, lit. divisão de melancia) é um jogo tradicional japonês que tem como objectivo partirmos uma melancia com um pau de olhos vendados.

Não se sabe ao certo quando começou este jogo, por isso existem várias teorias sobre a sua origem. A teoria que talvez seja mais plausível é a da que gira em torno da arte da espada no Japão, por esta ter possivelmente praticada com melões. A arte de desembainhar a espada exige que se puxe da bainha rapidamente antes de atacar e desta forma demonstrava-se o grau de habilidade. Para ganhar esta habilidade diz-se que os praticantes usavam diversas frutas e legumes e por esta prática acredita-se que o jogo de suikawari tenha vindo daqui.

Mas voltemos ao jogo, as regras são semelhantes às do jogo piñata. Uma melancia é mostrada aos vários participantes do jogo e um a um, tentam esmagá-la. Cada participante terá os olhos vendados, são girados umas três vezes e é-lhe entregue uma vara de madeira (木刀, leia-se Boku Tou), para atacar a melancia. O primeiro a quebrar a melancia recebe pontos. As pessoas que estão a ver a prova vão gritando e tentando ajudar o seu participante preferido dando informações de localização: “Segue em frente”, “mais para a direita”, “um pouco para a esquerda” e outras palavras de incentivo.

É normal comer-se a melancia depois de quebrada. Mas quando este jogo é jogado na praia é comum colocar-se algo por baixo para que quando a melancia seja atingida e cortada não fique cheia de areia e assim ficar imprópria para consumo. Como curiosidade, muitas pessoas no Japão gostam de comer melancia com um pouco de sal. Ao colocar sal, a doçura da melancia sai ainda mais, tornando-a ainda melhor.

Mas não pensem que o jogo é cortar apenas a melancia. Existem regras para este jogo e que foram criadas pela Associação Japão Suikawari, criada pela Cooperativa Agrícola (JA), que criou um manual de regras em 1991. A Associação foi criada durante uma campanha realizada pela JA para aumentar o consumo de melancias que na altura era quase inexistente.

Deixamos aqui as regras:

Distância entre melancia e concorrente: 9m 15cm

Vara: Diâmetro 5cm ou menos e comprimento 1m 20cm ou menos.

Pano para tapar os olhos: Para verificar o grau de venda, deve-se colocar uma nota de 10.000 ienes na frente do participante.

Melancia a usar: Deve ser bem madura.

Duração do jogo: 3 minutos por participante (durante este tempo apenas pode bater até 3 vezes, a menos que atinja a melancia).

Pontuação:
0 pontos = Não tocou na melancia
1 ponto = toque na melancia
2 a 4 pontos = partir a melancia
5-10 pontos = ver a polpa da melancia

Resultado final: O árbrito analisa a beleza do corte na melancia. O melhor corte e que faz com que a melancia seja a mais bonita é o corte simétrico, ou seja, a melancia é dividida em duas partes iguais.

Por ser tão famoso e tradicional este jogo, é comum vermos a ser representado ou jogado em vários animes como é o caso da imagem que colocarmos da série Doraemon, mas também podemos encontrar em outros animes, jogos, filmes e dorama (as “telenovelas” japonesas).

Apesar de ser jogado no verão e em especial nas praias, é também comum vermos este jogo em festivais, piqueniques e outros eventos de verão. Por isso, convidem os vossos amigos e vão jogar este jogo divertido e saudável, pois comer melancia faz bem…

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.