Loading...
ArtigosCultura

Yokai – Rokurokubi

O folclore japonês é bastante rico, e a prova disso são as dezenas yokai que eles têm. O termo yokai que pode ser traduzido como “aparição misteriosa” é o nome dado a qualquer tipo de criatura do folclore japonês: demónios, monstros, espíritos, animais com poderes sobrenaturais, objectos com vida, etc. Há tantas lendas sobre yokai no Japão como as nossas receitas de bacalhau.

De acordo com certas lendas, existem umas mulheres que têm uma maldição, ou uma manifestação sobrenatural dos seus desejos. Têm a habilidade de esticar o seu pescoço e esta estranha mutação ocorre durante a noite quando as pessoas estão a dormir. As rokurokubi (轆轤首 ou ろくろ首 leia-se rokuro-kubi) são mulheres que amaldiçoaram os seres humanos por desobedecer os preceitos budistas, então o seu carma negativo transforma-as em monstros e atacam aqueles que seguem fielmente as normas dessa religião. Outra das lendas é que estas mulheres rokurokubi comem pessoas e bebem sangue humano.
Mas nem todas as rokurokubi são más.

Algumas apreciam a sua vida diurna como humanas sem serem notadas pelos humanos, e a sua natureza de yokai atormenta-as. Outras são metamorfos por natureza, e geralmente não resistem e espionam a vida dos humanos. Não têm capacidade para se lembrar e pensam que são pessoas normais. Fazem os males enquanto dormem, embora o corpo não se mova, o seu pescoço estica e circula pela casa.

A cabeça pode mover-se ao longo da casa da pessoa que a habita, fazendo maldade, como por exemplo absorver a vida de pessoas e animais, assustá-las ou beber o óleo das lâmpadas. Geralmente, elas estão acima das portas e janelas para dormir. Às vezes, as mulheres têm memórias de que a sua cabeça faz as acções separadamente, sob a forma de sonhos em que vêem a sala de estranhos ângulos.

Também é comum dizer-se que as mulheres que têm esta maldição são infelizes apaixonadas, porque assustam os seus maridos e/ou companheiros quando descobrem a sua natureza à noite.

Devido à sua popularidade no folclore japonês, as rokurokubi aparecem bastantes vezes representadas nas mais diversas plataformas de divertimento, como são os casos dos jogos ou animes. Dos casos mais “famosos” encontramos as rokurokubi numa carta de um baralho de criaturas/monstros do século XIX de obake (お化け) karuta (かるた, do português carta), mas recentemente também temos a representação da personagem Chuda Chiaki em Legend of the Five Rings, um jogo de cartas coleccionáveis.

Nos desenhos animados japoneses temos na série de InuYasha – Kanketsu Hen, após a população ser transformada em yokai, aparece uma rokurokubi, em frente a uma tenda. Também no anime Yu Yu Hakusho, Hokushin, Touou e Seitei, da saga dos três reis do Makai, são rokurokubi, no filme da Ghibli, Heisei Tanuki Gassen Ponpoko aparece uma durante a cena “Operação Espectro” e até na série mais infantil yo-kai watch aparece uma.

Segundo a lenda estas criaturas apenas morrem se não conseguirem regressar ao seu corpo antes do nascer do sol, por isso uma das formas de as destruirmos é ficarmos escondidos para que não nos encontrem antes do Sol raiar pela manhã.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook