jp_survival_guide_header“Está decidido: vou ao Japão.” Seja por um estágio, um semestre na universidade ou uma viagem de turismo mais prolongada, ir ao Japão é uma coisa que precisa de ser planeada com antecedência.

Nestes preparativos é importante ter em conta diversos aspectos do destino, como vamos àquele sítio ou como tirar o melhor partido de uma determinada experiência. O Japão não é um país que uma pessoa possa visitar fora de agência de viagens sem investir numa etapa de “aprendizagem”.

Coisas que nos são tão corriqueiras como usar os transportes públicos, escolher onde almoçar, movimentarmo-nos no espaço ou interagir com as pessoas e produtos numa loja são completamente diferentes em relação a Portugal.

Por ter estado no Japão por duas vezes, e nenhuma delas na forma de turismo de agência de viagens, gostaria de partilhar algumas coisas convosco. A minha estadia mais recente foi de três meses, de meados de Agosto de 2012 a meados de Novembro, e para a planear detalhadamente demorei muitos mais. Espero que o que descrevo vos ajude a imaginar como seria estarem no Japão e que vos poupe algum do trabalho que é preciso fazer para estes preparativos.

Indíce

Antes de viajar

No Japão

Depois da viagem