Loading...
ArtigosManga

Kaishaku – Uma dupla de artistas

Kaishaku (介錯) é o nome de um grupo de dois artistas criadores de mangá, constituído por Hitoshi Ota e Terumasa Shichinohe.

O significado do nome da dupla pode parecer estranho a alguns. A palavra “kaishaku” designa aquele a quem cabe decapitar a pessoa que se executa a si própria através do seppuku. Para os curiosos em saber o que é o seppuku (também conhecido por harakiri), é um ritual japonês antigo reservado à classe bélica, sendo prática comum entre os samurais. Em suma, é uma forma de suicídio honroso em que o guerreiro corta o próprio ventre. Ora, o kaishaku (idealmente um espadachim exímio e preciso) cumpre o papel de acabar com a agonia do guerreiro suicida, decapitando-o.

A primeira mangá desta dupla data de 1998 e é intitulada de Steel Angel Kurumi, tendo sido os últimos trabalhos publicados em 2014 – Aka Akatoretachi no Monogatari e 2 x 2. Têm, no total, 16 mangás publicados dentro deste período.

Curiosamente, Hitoshi Ota e Terumasa Shichinohe usam recorrentemente algumas personagens em trabalhos diferentes. Alguns exemplos disso são Himeko Kurusugawa e Chikane Himemiya, de Kannazuki no Miko (publicado em 2004).

Com nomes diferentes, reconhecemo-las noutras obras tais como: Kyoshiro to Towa no Sora (2006), em  Hazama no Uta (2007), Himegami no Miko (escrito por Uetake Sumio e ilustrado pela dupla Kaishaku, 2010), Juujika Triangle (2001) e Zettai Shōjo Seiiki Amnesian (2009). Souma Oogami, também de Kannazuki no Miko, é outro personagem que torna a surgir em alguns dos títulos já referidos acima.

Podemos encontrar muitas das obras criadas por esta dupla adaptada para animé. Os géneros em que se focam são vários e transversais, mas um dos principais é sem dúvida o fantástico.

É muito pouco aquilo que se sabe acerca da vida pessoal destes dois artistas, mas a sua arte está ao nosso alcance e isso é o que mais importa. Se ficaram curiosos podem sempre dar uma vista de olhos pelo site oficial em: www.toshima.ne.jp/~kaishaku/ .

Escrito por: Isabel João

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.