Este anime é um dos grandes clássicos da animação japonesa e atrevo-me a dizer que pouca gente o viu. Noite no Comboio Galáctico (銀河鉄道の夜, leia-se Ginga Tetsudō no Yoru) é um filme de animação japonês de 1985 realizado por Gisaburō Sugii, baseado no romance de fantasia homónimo de 1934, escrito por Kenji Miyazawa e o argumento do filme foi escrito por Minoru Betsuyaku.
Produzido de forma independente pelo estúdio de animação Group TAC, o filme foi lançado pela Nippon Herald Films a 13 de Julho de 1985 e tem a duração de quase 2 horas. Nesse mesmo ano, foi galardoado com o Prémio Ōfuji Noburō.
A história segue um jovem gato azul chamado Giovanni (com voz de Mayumi Tanaka), que viaja de comboio pela galáxia da Via Láctea com o seu colega de turma Campanella (Chika Sakamoto). O seu pai está ausente numa viagem de pesca e mãe está doente em casa. Na escola, durante uma aula sobre a Via Láctea, o professor pergunta a Giovanni do que é composta a galáxia. Giovanni sabe que é feita de estrelas, mas não consegue dizê-lo, e o seu colega Campanella responde em seu lugar para o poupar de ser gozado pelos colegas.
É esta dúvida que leva Giovanni a embarcar numa viagem repleta de paisagens celestes e encontros simbólicos, transformando a sua viagem numa metáfora sobre a vida, a morte e a busca pelo sentido da existência.
O filme é visualmente sereno, com animação minimalista e uma banda sonora comovente, o filme não se preocupa em dar respostas fáceis. Em vez disso, convida o espectador à contemplação e à introspecção, abordando temas como a perda, a amizade, o altruísmo e a espiritualidade de forma subtil e profunda. A escolha de representar os personagens como gatos acrescenta uma camada de distância simbólica que reforça o tom onírico da narrativa.
Embora para muitas pessoas este filme possa parecer lento ou enigmático, a Noite no Comboio Galáctico recompensa quem se deixa levar pela sua atmosfera lírica. É uma experiência emocional única, que permanece na memória muito depois dos créditos finais — um verdadeiro hino à beleza melancólica da jornada humana.
Em resumo, este é um anime obrigatório para quem gosta de anime vintage, mas também para quem gosta de boas adaptações de clássicos literários para o grande ecrã. Como nota de curiosidade, esta obra literária foi editada em Portugal pela E-Primatur em 2021.
Escrito por: Fernando Ferreira