Loading...
ArtigosCultura

5 costumes do fim de ano no Japão

À semelhança de Portugal também o Japão tem os seus costumes de fim de ano. Uns desses costumes são mais curiosos e diferentes do que os nossos por isso achámos que seria interessante para todos aqueles que gostam da cultura japonesa deixarmos 5 dos costumes mais habituais que nenhum japonês dispensa nesta altura do ano. Há muitos mais costumes mas estes foram aqueles que achámos mais comuns.

Oosooji (大掃除)


Quando se aproximam os últimos dias do fim de ano, é comum nas casas japonesas fazer-se uma limpeza geral para deitar fora o ano velho e receber o ano novo com um sentimento de limpeza e ordem.

A palavra Oosouji, pode ser traduzida literalmente como a “grande limpeza”, este acto faz com que famílias em todo o Japão limpem meticulosamente as suas casas, escritórios e escolas. No entanto, esta limpeza não é apenas uma questão de sujidade e lixo; os japoneses acreditam que, junto com a purificação do seu espaço físico, também nos podemos livrar de memórias estagnadas e problemas do passado e abrir espaço para novos começos e experiências.

 

Toshikoshi Soba (年越し蕎麦)


Popularmente é conhecido como “soba para passar o fim de ano”. Este prato é normalmente a refeição que se come na noite de 31 de Dezembro. Diz-se que este costume deixa de lado as adversidades do ano porque a soba é facilmente cortada durante a refeição.

Este costume difere de área para área e também é chamado de misoka soba, tsugomori soba, kure soba, jyumyo soba, fuku soba e unki soba. A tradição começou por volta do período Edo (1603-1867), e há várias tradições de que a soba longa simboliza uma vida longa. A planta do trigo sarraceno pode sobreviver em clima severo durante o seu crescimento e, portanto, a soba representa força e resiliência.

 

Bounenkai (忘年会)


Estas festas ou reuniões começam a ser celebradas a partir da segunda quinzena do último mês do ano. Um bounenkai (忘年会, literalmente “reunião para esquecer o ano”) é comemorado geralmente entre grupos de colegas de trabalho ou de amigos. A finalidade da confraternização, como o seu nome implica, é esquecer as consternações e os problemas do ano passado.

A tradição começou no século XV, durante o período Muromachi, como reuniões para agradecer. Naquela época, as partes eram conhecidas como noukai (納会, “grande conquista”). No século XVIII, tornaram-se conhecidas como bounenkai, ou festas de fim de ano.

 

Otoshidama (お年玉)


No dia de Ano Novo os parentes adultos dão dinheiro aos filhos. Este costume é conhecido como otoshidama. O dinheiro é distribuído em pequenos envelopes decorados chamados pochibukuro.

No período Edo, as grandes lojas e as famílias ricas distribuíam um pequeno saco com mochi para espalhar a felicidade por todos os lados. Actualmente oferece-se dinheiro e a quantia dada depende da idade da criança, mas geralmente é a mesma se houver mais de uma criança para que ninguém se sinta menosprezado. Normalmente oferece-se valores superiores a ¥ 5.000 (aproximadamente 50 euros).

 

NHK Kouhaku Uta Gassen (NHK紅白歌合戦)


Podemos dizer que é com este programa televisivo que começam as festividades para os japoneses no Ano Novo. O programa é transmitido na véspera do ano novo (31 de Dezembro) e o que vemos são artistas de enka e j-pop a competirem em duas equipas: Uma masculina e que adoptou a cor branca (shirogumi) e outra feminina ficou com a cor vermelha (akagumi), cores que são as da bandeira do Japão.

Este festival nasceu após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, pelas mãos de Tsumoru Kondou, mas só em 1951 é que teve a sua primeira transmissão oficial, inicialmente na rádio. A associação das cores às duas equipas foi como dissemos anteriormente em “homenagem” à bandeira e às cores de um jogo de esgrima que Tsumoru Kondou viu na altura.

 

Já conheciam estes costumes todos? Se conhecem outros costumes ou actividades que são feitas neste dia deixa um comentário no artigo.
E antes de terminar dizemos a todos Akemashite omedetou gozaimasu (明けましておめでとうございます) !!!

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.