Loading...
ArtigosManga

Kentaro Miura

Foi com 10 anos de idade que um dos nomes mais importantes da banda desenhada japonesa começou a carreira. Kentaro Miura (三浦建太郎) nasceu na cidade de Chiba, província de Chiba, Japão, em 1966.

É na idade escolar que Kentaro Miura desenha o primeiro manga para os seus colegas. É ainda na escola que Miura cria o segundo manga e dá-lhe o nome de Ken e no michi (剣への道, que poderíamos traduzir como O Caminho para a Espada). Neste manga ele usa pela primeira vez a famosa tinta da china. As suas técnicas de desenho não páram de melhorar e é já no liceu (1982) que publica o seu primeiro dōjinshi (nome dado no Japão às publicações do género fanzines) com a ajuda de amigos.

Nesse mesmo ano, em 1982, Miura matricula-se numa escola de artes e o interesse em fazer mais publicações com os colegar é quase espontâneo. Começa a publicar em livretos escolares, além de ter lançar o seu primeiro dōjinshi numa revista produzida por fãs.

Aos 18 anos, dá-se um dos acontecimentos mais importantes na vida de Miura. É com esta idade que começa a trabalhar como assistente no atelier de George Morikawa, o mangaka famoso por ter criado o manga Hajime no Ippo. Morikawa reconhece rapidamente o alto nível artístico de Miura e dispensa-o, dizendo que não havia nada que ele pudesse ensinar que Miura já não soubesse.
Em 1985, Miura inscreve-se para o exame de admissão numa faculdade de arte. Submete o seu projecto Futanabi a exame e é admitido. Este projecto foi posteriormente nomeado como Melhor Novo Autor no Revista Shōnen semanal. Poucos meses depois lança o seu primeiro trabalho,Noa, publicado na revista, mas não correu bem.

Quatro anos mais tarde, em 1989 é que a vida de Miura transforma-se completamente quando lança o primeiro capítulo de Berserk na revista Monthly Animal House da editora Hakusensha. No ano seguinte, uma pequena história é feita para Ourou intitulada Ourou Den (王狼伝, em português A Lenda do Rei Lobo) que é publicada como uma prequela do original na revista Young Animal.

No mesmo ano, a edição de Outubro da revista Animal House divulga que o primeiro volume de Berserk não teve o sucesso esperado. Miura volta a colaborar com Buronson no manga intitulado Japan, que foi publicado também na revista Young Animal em 1992, e mais tarde foi lançado como um tankōbon autónomo.
A fama de Miura cresce quando Berserk atinge o arco de história “The Golden Age”. É aqui que finalmente, a série torna-se um grande sucesso, tornando-o num dos mais proeminentes artistas de manga contemporâneos.

Em 1997, o manga de Miura é adaptado para uma série animada de 24 episódios transmitidos no canal de televisão NTV. A popularidade de Berserk cresceu ainda mais e com isso foram criados vários livros de arte e materiais suplementares de Miura baseados na sua famosa série.

No final do ano de 1999, Miura esteve envolvido no jogo para a consola Dreamcast, Sword of the Berserk: Guts ‘Rage, onde além de contribuir com alguma arte também foi responsável por ajudar na escrita do argumento do jogo. Cinco anos mais tarde, foi criado outro jogo intitulado Berserk Millennium Falcon Arc, que Miura também ajudou a escrever.

A série Berserk também foi adaptada para uma trilogia de filmes como Berserk: The Golden Age Arc foi lançado em Fevereiro de 2012. Acredita-se que existam cerca de 40 milhões de cópias de Berserk em circulação, tornando-se uma das séries de manga de maior sucesso de todos os tempos.

Apesar destes projectos todos, Miura nunca parou de escrever nem desenhar Berserk. Contudo em 2013, desenhou um manga one-shot intitulado Gigantomakhia.

No dia 6 de Maio de 2021, Kentaro morre aos 54 anos devido a problemas de coração. A morte foi divulgada apenas no dia 20 de Maio pela Hakusensha, a editora do mangaka. A morte de Miura significa que provável a série da sua vida permaneça inacabada. Algumas pessoas consideram o trabalho de Miura em Berserk como um dos maiores mangas e obras de ficção de todos os tempos.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.