Loading...
ArtigosCulturaSociedade

Seijin no Hi

Com o virar do milénio a cerimónia que os japoneses comemoravam para celebrar a passagem à maioridade mudou. Antes este acontecimento tão importante para os jovens acontecia sempre no dia 15 de Janeiro, mas a partir de 2000 como houve uma alteração no calendário a cerimónia passou a ser na segunda segunda-feira do primeiro mês do ano. A história deste dia apareceu quando um jovem príncipe vestiu roupas novas e um penteado para marcar sua passagem para a idade adulta. Estávamos no ano de 714 d.C., mas este dia só ficou oficializado em 1948.

1

Neste dia, os jovens de ambos os sexos que fizeram 20 anos a partir de 2 de Abril do ano anterior ou que farão até 1 de Abril no ano vigente são declarados adultos, ganham novos direitos e ficam aptos a uma
série de responsabilidades e deveres.

Esta é a idade mínima para que um adulto possa votar, beber e fumar no Japão, portanto, o dia do “Seijin no hi” (lit. o Dia da Maioridade) tem por objectivo consciecializar os “novos adultos” sobre suas responsabilidades perante a sociedade.

As mulheres geralmente vestem uma espécie de quimono chamado de “furisode” (traje especial para jovens solteiras) não só para ficarem mais bonitas mas para também tirar muitas fotos. Enquanto os homens preferem usar fato e gravata, ou os tradicionais “hakamas”, calças presas por cordões nas cinturas e quimonos curtos especiais chamados de “ahori”.

2

A preparação das jovens é um ritual bastante complicado e demorado. Elas levam horas para pentear e maquilharem-se, e ainda são praticamente obrigadas a contratar uma pessoa especializada para vesti-las conforme manda a rigorosa tradição, isto porque é praticamente impossível vestir o “furisode” sozinha.
O custo destes trajes femininos extremamente elevado, ao passo que o traje masculino é bem mais acessível, embora também possam ser caros.

Um “furisode” pode chegar a milhões de ienes, por isso muitos optam por alugá-los. Para termos uma ideia, só um “obi” (faixa da cintura) pode custar um milhão de ienes, dependendo da qualidade do material.

3

Embora seja uma formalidade tradicional japonesa, também podemos encontrar estrangeiros a celebrar este dia. Alguns estão tão integrados na e à cultura japonesa que se torna difícil reconhecê-los no meio da multidão alegre e colorida que se junta para festejar este dia. Apesar da diferença cultural, este momento é de festa por ser um “reencontro” de amigos da escola, onde podem rever pessoas que não vêem há muito tempo.

A cerimónia do “Seijin no Hi” é também conhecida como “Seijin-shiki” e é um considerado um dos três rituais de passagem (“tsuka girei”), os outros dois são casamento e funeral. As comemorações consistem em várias cerimónias nas cidades locais, sendo quase sempre obrigatório uma visita ao templo e a entrega de presente aos “novos adultos”.

Escrito por: Fernando Ferreira

One comment
  1. Ana Rufino

    Curiosamente nos últimos tempos nota-se um decréscimo na adesão à cerimónia do seijin no hi, não só pelos cutsos associados e pelo próprio decréscimo na natalidade, mas também por uma questão de mentalidade, muitos jovens japoneses dizem não se sentirem adultos aos 20 e há registo de vários incidentes, nomeadamente com jovens bêbados: http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/japan/1381592/Drunken-Japanese-youths-ruin-coming-of-age-rituals.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.