Loading...
AnimeArtigos

Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu

Este anime foi adaptado ao universo televisivo, com o título internacional de “Bocchi Hitori’s Life”, ou simplesmente “The Life Of Being Alone”.

Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu (ひとりぼっちの○○生活) trata-se de um Yonkoma manga, em formato comic strip (sequência de desenhos interligados, em painéis que dispõem cenas de humor ou narrativas em modo série que incluem texto em balões de diálogo, acompanhados das respetivas representações gráficas), escrito e ilustrado por Katsuwo, e publicado pela ASCII Media Works, através da revista Comic Dengeki Daioh “g”, em 2013.

Formado por 4 volumes completos (tankōbon), esta produção foi para o ar no Japão entre Abril e Junho de 2019, pelo Studio C2C. Dirigido por Takebumi Anzai e escrito por Jukki Hanada, a música ficou a cargo de Ryuichi Takada e Hidekazu Tanaka.

A música de abertura intitula-se “Hitori Bocchi no Monologue (ひとりぼっちのモノローグ / Lonely Monologue)”, por Chisaki Morishita, Minami Tanaka, Akari Kitō e Yūko Kurose, enquanto o tema de encerramento tem a designação de “Ne, Issho ni Kaero (ね、いっしょにかえろ。/ Let’s Go Home Together)”, por Morishita.

Licenciado pela Crunchyroll, o anime foi transmitido pelas emissoras MBS, TBS, BS-TBS, AT-X, tendo o primeiro episódio sido emitido no dia 5 de Abril de 2019. O último capitulo foi apresentado aos telespetadores no dia 21 de Junho, concluindo assim a temporada.

Conta a história de uma menina chamada Hitori Bocchi que é extremamente tímida, reservada, que tem imensa dificuldade em fazer amizades e em se relacionar com os outros. O facto de sofrer de ansiedade sempre que chega perto de alguém ou tem de falar em público leva-a desesperar e a entrar em angústia, provocando-lhe momentos de choro, desmaio ou até mesmo vontade de vomitar.

Ao entrar no Ensino Médio, a sua única amiga de infância, Kai Yawara que frequenta uma escola diferente, entregou-lhe uma dura tarefa, tentar fazer amizade com todos os colegas de turma e que até esse objetivo ser cumprido, a amizade que até então mantinham iria ser colocada de parte.

Ou seja, Hitori Bocchi tinha em suas mãos a complicada missão de ser amiga de toda a turma até à sua graduação, pois só assim, poderia retomar e recuperar a amizade que nutria por Yawara.

Ao longo de muitos percalços e imenso pânico Hitori foi capaz de conseguir estabelecer ligações de afecto e convívio com algumas colegas de turma, entre elas Sunao Nako; Honshō Aru; Sotoka Rakitā, de quem se torna grande amiga; Kurai Kako; Kurie Ito; Onaka Peko; Yamada Hanako; Kawai Ino; Ojōsa Mayo; Futago Nosaki; Futago Notsugi; Minagawa Rau; Futō Kō, com as quais vai estabelecendo alguns laços de proximidade e interação ao longo da trama, e também com a própria professora Oshie Teruyo que é tratada carinhosamente por “Teru-chan”, e que mostra inexplicavelmente uma reação de medo sempre que a sua aluna Sunao Nako interage com ela. Embora com ar meio rebelde Sunao é uma menina simpática e de trato fácil, estando sempre pronta para apoiar Hitori na superação das suas dificuldades.

Todas elas têm personalidades muito próprias e de certa maneira acabam por se conectar com Hitori Bocchi, pelo facto de algumas delas também terem problemas de timidez.

Percebemos contudo, que Bocchi não está só, pois irá encontrar amigas verdadeiras que de facto irão fazer de tudo para a ajudar, nos bons e maus momentos, estando sempre presentes para lhe dar força e coragem na superação das suas barreiras, ao nível da socialização com os outros.

É de facto esse sentimento de união entre todas que irá fazer com que Bocchi lentamente vá conseguindo cumprir a seu objetivo, mas também lhe permitirá no futuro não ser tão frágil e tão insegura.

Este projeto é de facto uma excelente mensagem de entreajuda, superação, companheirismo e camaradagem.

Fazer amigos, falar com as pessoas no dia-à-dia, não é tarefa fácil, num mundo cada vez mais individualista e egocêntrico, onde a palavra amizade é cada vez mais banalizada, deixando de acarretar o peso do que significa ser-se realmente amigo, este anime vem mostrar exatamente o que é o verdadeiro valor da amizade.

Amizade não é simplesmente dizer-se que se é amigo de alguém, é preciso demonstrações reais desse afeto, tal como quando regamos uma planta e lhe damos carinho para não murchar. E é essa a lição que devemos todos aprender com esta produção de animação, que a todos aconselho a assistir.

Escrito por: Mia Mattos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook