Loading...
ArtigosCulturaGastronomia

Melonpan

Um dos grandes legados que os portugueses deixaram aquando da sua estadia no Japão foi a cultura do pão. Apesar de terem o pão tradicional, os japoneses decidiram apostar em novos sabores e texturas. Uma dessas “invenções” são as mais variadas formas de pão existentes no país do Sol Nascente, temos desde pão recheado com pudim, creme ou então coberto com chocolate.

A influência é de tal maneira grande que os japoneses “pediram” emprestado a palavra, e usam-na no vocabulário diário como pan (palavra em japonês) e também faz parte da sua cultura como podemos ver em algumas animações (Yakitate!! Japan, Kogepan, Anpanman, entre outras).

Outra palavra também emprestada desta feita do inglês é Melon. Juntado as palavras dá Melonpan, uma das delicias gastronómicas japonesas. Apesar de se chamar Melonpan esta iguaria não contém nem sabe a melão (embora às vezes se use a essência de melão para realçar o aroma), o nome é por causa da forma que se assemelha a um melão. É um pão macio, redondo e coberto por uma camada crocante. Alguns melonpan vêm com uma camada de chocolate entre o interior e a camada crocante.

Para todos aqueles que gostam de se aventurar na cozinha ou que gostem de experimentar novos sabores, deixamos aqui a receita para a confecção do melonpan:

Ingredientes para fazer o melonpan:
– Fermento
– Água
– Açúcar
– Farinha
– Sal
– Açúcar
– Manteiga
– Manteiga
– Ovo
– Casca de limão
– Essência de melão ou de abacaxi se não encontrar de melão

Modo de preparação:
01. Aquece a água e adicionar o fermento e o açúcar. Deixar ao lume durante dez minutos.
02. Combinar ingredientes restantes do pão numa bacia e adicionar o fermento.
03. Amassar durante 10-20 min e adicionar a farinha de modo a que a massa não fique demasiado pegajosa.
04. Untar a taça com manteiga e colocar a massa de pão. Cubrir e deixar a massa levedar por 2 horas. A massa de pão deve pelo menos dobrar o volume.
05. Voltar a amassar levemente por uns 10 minutos. Tirar um pedaço da massa e dar-lhe a forma de uma esfera. Colocá-la numa folha de bolinhos e deixá-los levedar por mais uns 15m.
06. Misturar todos os ingredientes para o recheio do pão.
07. Revistar as bolas de pão com o recheio.
08. Polvilhar com açúcar (a gosto).
09. Cozer em 350-375 F por 12-15 min., ou até ver o “melonpan” ficar ligeiramente acastanhado.
10. Se desejar fazer como ficam os “melonpan” originais, envolva-os numa película de plástico depois de os tirar do forno.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook