Loading...
CulturaGastronomia

Nikujaga

Foi por volta dos finais do século XIX, durante o Período Meiji que a pedido do almirante Togo Heihachiro os cozinheiros da Marinha Imperial Japonesa inventaram uma receita não só para servir a Marinha Real Britânica que por essa altura estava no arquipélago mas também para promover a cidade de Maizuru, Kyoto.

1

Não sei se por influência portuguesa ou não, os cozinheiros japoneses criaram um prato a que deram o nome de Nikujaga significa literalmente “carne com batata” (e que quem já provou dirá que isto é uma jardineira à japonesa). O prato é geralmente confeccionado com carne, batata e cebola cozida em molho de soja adocicado, no entanto, podem ser adicionados outros vegetais ao gosto de quem cozinha.

Este prato muitas vezes é apelidado de prato nacional do Japão e pertence a uma categoria de pratos nipónicos chamados de “Ofukuro no Aji” (おふくろの味, que traduzido literalmente significa “tempero de mãe”. Estes pratos não são muito conhecidos pelo público em geral, porque não é habitual vermos nos restaurantes japoneses (neste caso em Portugal), mas são pratos que qualquer pessoa que cresceu numa família japonesa ou viveu no Japão conhece bem.

O Nikujaga é um prato bastante fácil de preparar, de sabor suave, ligeiramente doce tornando-a uma excelente comida de conforto em qualquer altura do ano, por estes motivos todos é um dos pratos favoritos entre adultos e crianças. Há também quem diga que não o souber confeccionar não está pronto para o casamento.

2

Normalmente o Nikujaga é acompanhado por uma tigela de arroz branco e missoshiru. Este é daqueles pratos que se viajarmos pelo Japão podemos degustá-lo em qualquer restaurante tradicional e nos izakayas (uma espécie de bar japonês que também serve alimentos para acompanhar as bebidas e onde os japoneses normalmente se encontram depois de um dia de trabalho).

Mas também podemos fazer em casa porque o Nikujaga é bastante fácil e rápido de fazer, por isso deixamos aqui a receita para fazerem sem nenhuma dificuldade.

Ingredientes:
Carne fatiada (bovina ou suína)
2 Batatas
1/2 cenoura
1 cebola
Ervilhas (ou outro legume de sua preferência)
240 ml de água quente
1/2 colher de chá de Dashi granulado
1 1/2 colher de sopa de Saquê
1 1/2 colher de sopa de açúcar
1 1/2 colher de sopa de molho de soja

Modo de Preparação:
01. Descascar e cortar as batatas, a cenoura e a cebola em pedaços médios.
02. Numa panela com água a ferver e sal, colocar as ervilhas e deixar por alguns minutos.
03. Retirar as ervilhas e reservar.
04. Numa frigideira grande ou caçarola, refogar a carne num pouco de óleo.

3

05. Adicionar a batata, a cenoura, a cebola quando a carne começar a dourar.
06. Preparar o caldo dashi e misturar os 240 ml de água quente com o dashi granulado.
07. Juntar o caldo dashi, o saquê, o açúcar, e tapar a panela e deixar refogar por mais 10 minutos.
08. Adicionar o óleo de soja e as ervilhas, misturando com os outros ingredientes.

Agora é porem as mãos à obra e contarem-nos a vosssa experiência como chefe de cozinha japonesa…

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook