Loading...
ArtigosGastronomia

10 utensílios essenciais na cozinha japonesa

A par com a animação a gastronomia japonesa é um dos grandes cartões de visita daquele arquipélago. Por isso é fácil encontrarmos por todo o mundo esta cozinha que cativa muitas pessoas, ao ponto de elas próprias terem vontade de fazer alguns dos pratos mais tradicionais ou conhecidos do país do Sol Nascente.

Assim sendo, decidimos fazer uma pequena selecção de dez dos principais utensílios de cozinha que não faltam numa cozinha japonesa.

 

01. Facas de cozinha

1
A preparação de muitos ingredientes na gastronomia nipónica exige um corte muito preciso, por esse motivo a faca é o utensílio mais importante de uma cozinha japonesa, tão importante que é comum os cozinheiros terem o seu próprio conjunto de facas. Têm diversos tamanhos, feitios e algumas podem atingir valores altíssimos.

 

02. Panela eléctrica de arroz

2
Todos sabemos que os japoneses comem imenso arroz, por esse motivo este é talvez o electrodoméstico mais utilizado nas cozinhas japonesas. Estas máquinas são muito práticas, fáceis de usar e ainda têm a particularidade de manter o arroz quente.

 

03. Shamoji

3
Especialmente usado para mexer e servir arroz. São feitas normalmente em madeira, mas actualmente há de todos os tipos (plástico, bambu, etc). O shamoji deve ser molhado em água frequentemente durante o seu uso para prevenir que o arroz se cole à espátula.

 

04. Saibashi

4
Com a dimensão duas vezes maiores que os “pauzinhos”, os Saibashi é o equivalente à nossa colher de pau. Alguns deles, têm ranhuras para permitir a fácil manipulação dos ingredientes. Servem por exemplo para bater os ovos ou virar pequenos pedaços de carne e peixe enquanto estão a ser confeccionados.

 

05. Chasen

5
É imprescindível na preparação do famoso chá verde (matcha). Depois de ter sido misturado com água quente, utiliza-se o Chasen para mexer até que o chá fique com uma consistência cremosa e com espuma à superfície.

 

06. Tamagoyaki nabe

6
As omeletes no Japão são finas e rectangulares por isso é que as frigideiras não são redondas como as nossas, mas sim rectangulares. Um dado curioso é que existem diversos tipos destas frigideiras conforme as regiões de Kanto, Kansai ou Nagoya. .

 

07. Makisu

7
É utilizado principalmente para enrolar o sushi exercendo pressão sobre os alimentos sem os danificar, mas pode ser utilizado para outros fins. Podem ler aqui um pequeno artigo sobre este utensílio.

 

08. Moshizushihako

8
Caixa tradicionalmente feita de madeira, mas hoje em dia muitas vezes é feita de plástico. É utilizada para moldar/prensar o sushi. A caixa pode ser desmontado em três partes, uma parte inferior, as paredes rectangulares, e uma parte superior.

 

09. Owan

owan
É uma tigela onde normalmente se serve o misoshiru (sopa de miso). Para comer esta sopa não é necessário o uso de uma colher, basta simplesmente pegar no owan, com ambas as mãos e levá-la até à boca.

 

10. Obento

10
É um tipo de lancheira japonesa para uma pessoa. Um obento tradicional contém arroz, peixe ou carne e legumes cozidos ou pickles como acompanhamento. O preparo de um obento atraente ainda é considerado uma habilidade essencial de toda dona-de-casa japonesa.

Escrito por: Fernando Ferreira

2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.