Com o chegar do Verão, vêm sempre à memória os tempos de escola quando esta altura parecia interminável. Os meus nunca foram particularmente agitados, nem com grandes projectos, ou seja, bastante diferentes do Verão representado neste Samaa Firumu ni notte.
Hadashi (Itou Marika) é uma jovem obcecada por filmes de samurais. Membro do clube de audiovisual da sua escola, vê a sua proposta para realizar um filme de samurais recusada, sendo antes escolhido o projecto avant-garde da sua colega Karin (Koda Mahiru).
Frustrada com o projecto em que se encontra obrigada a trabalhar, decide realizar um filme de samurais por ela própria com a ajuda das suas amigas, Kickboard (Kawai Yumi) e Blue Hawaii (Hinori Kirara), que também partilham da paixão pelo mundo do cinema. Kickboard é membro do clube de astronomia e tem um interesse particular pelo espaço e metafísica. Blue Hawaii faz parte do clube de Kendo, mas também se interessa por obras mais românticas.
Desesperada por encontrar um protagonista, Hadashi acaba por o descobrir um dia no cinema, forçando Rintaro (Kaneko Daichi) a entrar no seu filme. Para além do protagonista, encontra o técnico de luzes, os técnicos de som e os restantes actores do filme entre os seus colegas de escola, usando algumas das aptidões e particularidades “peculiares” destes para justificar a sua escolha.
Samaa Firumu ni notte não é apenas um filme de Verão, nem uma carta de amor aos filmes de samurai, nem tampouco uma comédia romântica. O filme de Matsumoto Soushi é de tudo um pouco, tendo também uma pitada de ficção científica que ajuda a sua obra a tornar-se ainda mais especial. O realizador japonês, que mais recentemente esteve a cargo da realização da série Omimi ni Aimashitara (também com Itou Marika), teve nesta obra a sua estreia como realizador.
Samaa Firumu ni notte acompanha todo o processo de produção do filme: a escrita do argumento e as mudanças que vão sendo efectuadas, o processo de casting, os dias de filmagem, a escolha dos cenários e também a parte de edição do filme (que contém umas das cenas mais enternecedoras, devido à forma como foi editada).
Samaa Firumu ni notte é divertido, inteligente e colocou Matsumoto Soushi como um dos nomes a ter em conta para o futuro. Misturando vários géneros, o filme vai surpreendo ao longo de toda a história, contando com um climax épico que justifica muito a sua visualização.
Agora que estamos a entrar no Verão, aquele que parece ser o primeiro ou último das nossas vidas, Samaa Firumu ni notte é uma excelente escolha para dar entrada a esta temporada.
Escrito por: Nuno Rocha